Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/09/2004 - 13h13

Criadores do Kazaa processam gravadoras norte-americanas

Publicidade

da Folha Online

A Altnet, desenvolvedora de soluções P2P, está processando a Riaa (associação das gravadoras norte-americanas) e outros órgãos de combate à pirataria on-line por violação de direitos autorais. A Altnet pertence aos criadores do Kazaa, que venderam o programa para a Sharman Networks.

Em um processo aberto em Los Angeles, a Altnet diz que a Riaa, a Overpeer e a MediaDefender violaram uma patente que permite identificar arquivos em redes P2P (ponto-a-ponto, usadas para trocar arquivos).

A companhia disse que adquiriu a patente em 2003 e desde então tem negociados com as outras três entidades para licenciar a tecnologia. Todas usaram a tecnologia para identificar canções trocadas pelas redes P2P e monitorar os níveis de pirataria, além de abrir processos contra os internautas.

A Overpeer nega ter violado direitos autorais e diz que as acusações da Altnet são "sem mérito". Segundo a empresa, o sistema contra pirataria usado envia arquivos falsos para as redes de troca de arquivos. O objetivo é desestimular os internautas a baixar canções piratas.

Especial
  • Arquivo: leia mais notícias sobre redes de troca de arquivos
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página