Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/09/2000 - 16h33

Feira apresenta novidades de fotografia digital

Publicidade

da Deutsche Welle

Começou hoje em Colônia a 50ª Photokina, a maior feira de fotografia do mundo.

Cerca de 1.700 expositores de 45 países apresentam seus produtos até o dia 25. Os organizadores contam com 160 mil visitantes de 140 países.

A fotografia digital se impõe cada vez mais, mas ainda não superou a fotografia clássica, disse Josef Pokorny, da Kodak alemã.

"A guerra entre adeptos de uma e outra já acabou e hoje quase não há diferença entre a fotografia analógica e a digital", acrescentou. As duas estão se aproximando em preço e qualidade.

Chips e outras sensações - A fotografia digital está prestes a se converter em um mercado de massas, afirmam os especialistas.

Uma das sensações, segundo o chefe da Kodak na Alemanha, é um chip que permite, pela primeira vez, uma resolução de 16,8 milhões de pixel.

No futuro, fotografias digitais também poderão ser vistas pelos celulares de padrão WAP.

A nova técnica, porém, só alcançará maior velocidade com o novo sistema UMTS de telefonia móvel da terceira geração.

A tendência nas fotos digitais também leva a se prescindir do computador: as imagens poderão ser arquivadas diretamente do chip na televisão ou em uma impressora a jato de tinta, dotada de um mini-monitor.

Os fabricantes unem cada vez mais a fotografia digital e a analógica, como por exemplo, numa câmara combinada, ao mesmo tempo instantânea e digital. Também há câmaras que podem ser utilizadas como walkman, com um Player MP3 embutido.

Para os fotógrafos que não se contentam com a qualidade de fotos instantâneas destina-se a futura impressora portátil de fotografia.

Outras novidades, porém, em vez de voltar-se para o futuro têm um toque de nostalgia, como a reedição da série zero da Leica, de 1923/24.

O mercado da fotografia continua em pleno crescimento, segundo Rainer Schmidt, da Federação Alemã das Indústrias Fotográficas. Com o boom, a venda de câmaras digitais aumentou mais de 80%.

Os scanners também estão em voga, quando se trata de passar a foto do papel ao computador. Em 1999, dois milhões de scanners foram vendidos a particulares na Alemanha, esperando-se, este ano, um aumento de 9%.



 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página