Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/09/2004 - 10h04

eDonkey desbanca Kazaa na preferência dos internautas

Publicidade

da Folha Online

O Kazaa está, aos poucos, deixando de ser o programa preferido dos internautas para trocar música, vídeo e outros arquivos. De acordo com uma pesquisa da empresa Itic (IT Innovations and Concepts), os usuários agora estão usando o eDonkey para compartilhar conteúdo multimídia na web.

A Itic analisou várias redes de compartilhamento de arquivos, entre elas a FastTrack, usada pelo Kazaa, e a eDonkey2000. O estudo revelou que o número de usuários da rede FastTrack --que já chegou a ser de 4,5 milhões de internautas-- hoje tem aproximadamente 2,7 milhões de usuários.

Problemas como ameaças de processos por parte das gravadoras, arquivos incompletos e falsos estão fazendo que os usuários abandonem o Kazaa para usar o eDonkey e seus clones, como o eMule.

A empresa afirma ainda que a troca de arquivos via redes de compartilhamento (P2P, na sigla em inglês) aumentou 15% desde julho deste ano. Esse é outro ponto, segundo a Itic, que indica que os usuários estão abandonando o Kazaa para usar o eDonkey, além de outros aplicativos.

Filmes

Pela rede do eDonkey trafegam muito mais filmes e programas do que músicas. Para baixar os arquivos, os usuários geralmente visitam páginas com links, que são enviados para o eDonkey, onde os downloads são realizados. Mas há também muitos discos completos circulando por essa rede.

No caso dos usuários que preferem baixar MP3 isoladamente, as opções variam entre o SoulSeek, WinMX ou Ares Galaxy, diz o estudo, divulgado pelo site Slyck (www.slyck.com).

As estatísticas já indicam que o uso do eDonkey é superior ao do Kazaa. Essa vantagem deve crescer nos próximos meses, afirma a Itic, que diz que o eDonkey deve ser o principal programa para troca de arquivos em cerca de dois meses.

Especial
  • Arquivo: leia mais notícias sobre redes de troca de arquivos
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página