Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/09/2004 - 09h56

Especialistas encontram imagens JPEG contaminadas com vírus

Publicidade

da Folha Online

Foram descobertas as primeiras imagens no formato JPEG contaminadas com um código malicioso que pode deixar o computador aberto a invasões de hackers. Os especialistas esperavam pelo surgimento da ameaça, que explora uma falha do sistema operacional Windows.

A falha, tornada pública na segunda semana de setembro, permite que hackers criem imagens JPEG com código malicioso, que permite instalar aplicativos nos PCs sem o conhecimento da vítima.

Um código desenvolvido para explorar a falha foi encontrado recentemente pelos analistas de segurança --até o momento, porém, não haviam sido encontradas imagens projetadas para atacar os internautas.

Os arquivos contaminados foram encontrados em grupos de discussão de pornografia, onde os usuários costumam distribuir fotos e outras imagens de sexo.

Risco

As imagens contaminadas podem se tornar um grave risco para os usuários do Windows. Para ser contaminado, o internauta precisa apenas visualizar a foto ou desenho na tela do micro, com o programa Windows Explorer.

Uma vez que o computador é contaminado, ele entra em contato com um servidor e faz o download de outro programa, que permite que os hackers controlem o computador a distância.

Oliver Friedrichs, gerente sênior de segurança da Symantec, disse ao site da "BBC" (news.bbc.co.uk) que, no futuro, as imagens serão projetadas para atacar os usuários do Internet Explorer e do Outlook --programa de e-mail da Microsoft. O navegador Internet Explorer é usado por mais de 90% dos internautas.

Microsoft

A Microsoft afirma que o risco de ver imagens na web não é tão grande. Em um comunicado, a empresa disse que poucas pessoas devem ser contaminadas pelas imagens com vírus. Segundo a companhia, não basta ver as fotos no computador para ter o PC infectado.

O Internet Storm Center, órgão que vigia a segurança da web, afirmou que imagens contaminadas, por enquanto, só contaminaram computadores em testes. A entidade, no entanto, disse que versões com potencial de atacar os internautas provavelmente estão sendo finalizadas.

Leia mais
  • JPEG contaminado pode quebrar defesa de antivírus

    Especial
  • Segurança: defenda-se de vírus, hackers e espiões digitais
  • Arquivo: leia mais notícias sobre falhas de segurança
  • Arquivo: leia mais notícias sobre vírus de computador
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página