Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/10/2004 - 11h56

Diretor de cibersegurança dos EUA pede demissão

Publicidade

da Folha Online

O chefe da divisão de cibersegurança dos EUA, Amit Yoran, pediu demissão do cargo inesperadamente no fim da semana passada. Yoran foi diretor da NCSD (Divisão Nacional de Cibersegurança, em português) por cerca de um ano e deixou o cargo na quinta-feira.

Antes, ele trabalhou como executivo da Symantec --empresa de segurança digita. Ele disse a colegas que estava frustrado com a falta de atenção do Departamento de Defesa aos problemas do mundo virtual.

Na sexta-feira, ele disse que "essa era a hora certa de procurar novas oportunidades". Ainda não está definido se seu vice, Donald Purdy, será nomeado para o cargo de diretor da NSCD.

Tasia Scolinos, porta-voz da divisão, disse que "a cibersegurança continuará a ser uma prioridade do Departamento de Defesa e o cargo deve ser preenchido por alguém que já demonstrou capacidade de liderança nessa área".

Yoran e sua divisão --composta por 60 funcionários-- fizeram dezenas de recomendações para a administração do presidente George W. Bush sobre problemas de segurança digital.

Para alguns deputados norte-americanos e representantes da indústria de informática, porém, o cargo de diretor era muito limitado para Yoran. Eles estavam fazendo um lobby para que Yoran fosse nomeado secretário-assistente. Com o novo cargo, ele teria mais autoridade e dinheiro para desenvolver programas de segurança eletrônica.

Com Associated Press

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre cibersegurança
  • Segurança: defenda-se de vírus, hackers e espiões digitais
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página