Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/10/2004 - 12h26

Piratas já distribuem cópia de Halo 2 pela internet

Publicidade

da Folha Online

Uma cópia de Halo 2, o jogo mais aguardado deste ano para o Xbox, videogame da Microsoft, vazou e pode ser encontrada em sites piratas. O game foi colocado na web um mês antes de seu lançamento.

Em um comunicado, a companhia norte-americana disse que está investigando o vazamento, acrescentando que vai "perseguir agressivamente a fonte deste ato ilegal".

No começo desta semana, a Bungie Studios, responsável pelo desenvolvimento do título, disse que Halo 2 estava pronto para ser prensado e ir para a linha de produção. O jogo deve ser lançado em meados de novembro e promete ser um dos games mais aguardados do ano.

O primeiro game da série Halo: Combat Evolved foi aclamado pela crítica, quando foi lançado, em 2001. Mais de 4 milhões de cópias do game original foram vendidas desde seu lançamento.

A Microsoft, que é dona da Bungie, disse que vai tomar as medidas apropriadas para combater a pirataria do título. "A integridade de nossa propriedade intelectual é levada muito a sério e vamos descobrir o autor desse ato ilegal", disse a empresa, segundo o site da "BBC" (news.bbc.co.uk).

A companhia, porém, disse que a pirataria não vai afetar o lançamento do jogo. Especialistas concordam e afirmam que o vazamento não deve causar grande impacto nas vendas do game.

"Sem modificar o Xbox, não há como fazer a cópia vazada funcionar, por causa dos recursos de segurança embutidos no videogame", disse James Ashton, editor da revista "Xbox Magazine".

Segundo ele, é preciso instalar chips para fazer o jogo funcionar. Além disso, afirmou Ashton, não é possível jogar via internet com a cópia falsa.

Halo 2 não é o primeiro game a ter uma cópia distribuída na net antes de seu lançamento. Uma versão do esperado Doom 3 vazou na rede mundial de computadores em agosto. No fim do ano passado, partes do código-fonte de Half-Life 2 foram colocadas na web, atrasando o lançamento do game.

Especial
  • Arquivo: leia mais notícias sobre videogames
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página