Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/10/2004 - 11h43

Mesmo com downloads, vendas de CDs já cresceram 10% em 2004

Publicidade

da Folha Online

As vendas de CDs estão aumentando neste ano, mas não o suficiente para reverter a ameaça das redes de compartilhamento de arquivos (P2P, na sigla em inglês), disse a Riaa, entidade que representa as principais gravadoras do mundo.

De acordo com a entidade, até meados deste ano a receita cresceu 4% em relação ao mesmo período do ano passado. Também foram vendidos 10% mais discos neste ano do que em 2003, disse a Riaa.

Isso não significa que as gravadoras vão deixar de combater as redes de troca de arquivos, disseram executivos. "Estamos saindo de um buraco e ainda temos um longo caminho pela frente", disse Mitch Bainwol, diretor executivo da Riaa.

"A pirataria --tanto online como nas ruas-- continua a prejudicar a comunidade musical e milhares perderam seus trabalhos por causa disso", disse ele ao site "CNET News.com" (news.com.com.

Controvérsia

Os novos números devem apenas dar mais munição aos defensores e críticos do download de músicas pelas redes P2P. Para os críticos, os internautas que baixam canções são piratas digitais e devem ser detidos.

As vendas de CDs caíram consideravelmente nos últimos anos, e as gravadoras acreditam que as redes de compartilhamento de arquivos são as principais responsáveis pelo problema.

Já os defensores criticam a falta de criatividade do cenário musical e afirmam que os downloads influenciam pouco as vendas de músicas. Um dos principais argumentos é de que os usuários não pagariam pelas músicas baixadas, mesmo que pudessem, e as gravadoras perderiam em qualquer um dos cenários.

Além disso, aqueles que apóiam o download gratuito de músicas destacam que a recessão econômica, junto com uma competição acirrada de outros tipos de entretenimento --como videogames e DVDs-- influenciam negativamente as vendas de músicas.

Especial
  • Arquivo: leia mais notícias sobre redes de troca de arquivos
  • Arquivo: leia mais notícias sobre pirataria on-line
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página