Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/10/2004 - 00h01

Vídeo on-line ironiza sistema de votação da Flórida

Publicidade

da Folha Online

Está circulando na web um vídeo, produzido pelo grupo humorístico Boom Chicago, de Amsterdã (Holanda), que satiriza o sistema eleitoral norte-americano --especialmente o sistema adotado pelo Estado da Flórida-- para as eleições presidenciais deste ano, marcadas para o próximo dia 2 de novembro.

O vídeo traz um suposto eleitor usando uma urna eletrônica para votar no candidato democrata à Presidência dos EUA, John Kerry.

No vídeo, o "azarado" eleitor, porém, não consegue escolher seu candidato: toda vez que ele se aproxima do nome de Kerry, a urna eletrônica impede que ele vote no democrata e oferece o nome de George W. Bush, atual presidente norte-americano e candidato republicano à reeleição para a Casa Branca.

O vídeo ironiza principalmente o Estado da Flórida, governado pelo republicano Jeb Bush, irmão de George W. Bush, sugerindo uma suposta intenção de "controle da votação" no Estado.

Nas eleições de 2000, problemas com o sistema de votação daquele Estado alteraram o resultado da votação e fizeram com que Al Gore --então candidato democrata e tido como eleito à Presidência-- fosse derrotado por Bush.

Para assistir ao vídeo, o internauta precisa ter instalado no computador o software Media Player, disponível para download gratuito.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o sistema eleitoral norte-americano
  • Leia mais notícias no especial Eleições nos EUA
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página