Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/11/2004 - 12h46

Eleitores reclamam de falhas nas urnas eletrônicas nos EUA

Publicidade

da Folha Online

Instituições norte-americanas que fiscalizam as eleições receberam ontem milhares de ligações de eleitores que reclamavam sobre defeitos nas urnas eletrônicas usadas em alguns pontos do país.

A National Protection Network, composta pela Fundação da Fronteira Eletrônica e Voto Verificado, diz ter recebido mais de 600 ligações. Mais de 50 mil pessoas teriam procurado outro grupo, o Common Cause, com dúvidas e queixas acerca do processo de votação eletrônica. As duas instituições colocaram linhas telefônicas gratuitas à disposição dos eleitores para que eles reportassem problemas.

Em New Orleans, cerca de 80 pessoas deixaram de votar porque muitas máquinas não puderam ser ligadas na manhã das eleições. Algumas funcionaram durante o dia, mas muitas continuaram com problemas até a noite.

De acordo com a revista "Wired", advogados da Associação Nacional Para o Avanço dos Habitantes do Colorado fizeram uma requisição oficial para que os eleitores pudessem votar até mais tarde ontem.

Eleitores da Flórida e do Texas também reclamaram de problemas nas telas sensíveis ao toque. Muitas, vezes, ao escolher um candidato, o "X" aparecia junto ao nome de outro político. Em alguns casos, foi necessário refazer a operação até seis vezes para corrigir o voto.

Houve até denúncias no condado de Palm Beach, na Flórida, dizendo que antes mesmo das pessoas iniciarem a votação, o candidato já estava selecionado. Muitos tiveram de pedir ajuda aos mesários para desfazer a escolha, mas algumas vezes a operação não pôde ser corrigida.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre urnas eletrônicas
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página