Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/11/2004 - 16h09

Queen quer combater pirataria com venda de músicas em site oficial

Publicidade

da Folha Online

Em uma tentativa de complicar o trabalho dos piratas, o Queen do falecido Fred Mercury vai permitir o download de cem músicas da banda. Com ajuda de especialistas, os integrantes do grupo escolheram os sons mais pirateados da banda e colocarão os arquivos em seu site oficial.

Para baixar três músicas no período de um mês, o usuário deve desembolsar cinco libras (o equivalente a R$ 26). O dinheiro arrecadado será doado à Mercury Phoenix Trust, instituição de combate à Aids.

Devido à popularidade da banda, a oferta ilegal de suas músicas na web é grande. Como a procura por raridades é pequena, os integrantes do Queen concluíram que uma boa saída seria a venda das canções mais populares no site.

"Jogar o mesmo jogo dos piratas parece uma alternativa satisfatória para todos as partes", disse à BBC o guitarrista da banda, Brian May.

Destemidos

A ameaça de processos não é suficiente para impedir o download de filmes, músicas e games na Europa. De acordo com a Sandvine, empresa de medição de audiência virtual, a transmissão de discos, filmes e seriados de TV representa de 70% a 80% de todo o tráfego registrado nos provedores de internet europeus.

A quantidade de arquivos transferidos por meio de redes de compartilhamento, diz a companhia, permanece alta desde o começo do ano. "Nos Estados Unidos, houve uma pequena queda de aproximadamente 5%", disse Chris Colman, gerente da Sandvine na África, Europa e Oriente Médio.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Nova versão do iTunes impede download de arquivos do iPod

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre pirataria de música
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página