Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/11/2004 - 09h50

Site de fotos pornô processa Google por violação de direitos autorais

Publicidade

da Folha Online

O site Perfect 10, que vende fotos de mulheres nuas, abriu um processo contra o Google alegando que a ferramenta de buscas prejudica a venda das imagens. O buscador, segundo o site, distribui links com os quais os usuários podem olhar as fotos gratuitamente.

O processo da Perfect 10 acusa o site de violar a lei de direitos autorais. O porta-voz do Google, Steve Langdon, disse não ter recebido qualquer notificação oficial sobre o processo.

A reclamação, registrada na Justiça de Los Angeles (EUA), diz que os usuários do Google têm acesso gratuito a imagens cujos direitos autorais pertencem à Perfect 10 --empresa que cobra US$ 25,50 mensais de seus clientes.

De acordo com o site de fotos, isso acontece porque o Google oferece atalhos que "driblam" as senhas que dariam acesso às páginas com as fotos. "O buscador utiliza imagens de mulheres nuas para atrair mais visitantes, o que aumenta sua receita com a venda de anúncios", disse Norm Zada, editor da Perfect 10.

Segundo Zada, seu site --que recebe 100 mil internautas por mês-- irá à falência caso o Google não deixe de oferecer acesso gratuito às páginas.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre direitos autorais na web
  • Leia o que já foi publicado sobre o Google
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página