Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/11/2004 - 15h33

Kazaa lidera ranking de ameaças de spyware na rede

Publicidade

da Folha Online

O programa de troca de arquivos Kazaa é a maior ameaça para usuários que querem evitar spyware em seus computadores. Isso porque o soft é muito popular --o Kazaa já foi baixado por cerca de 214 milhões de internautas.

A informação é da empresa de segurança Computer Associates, que elaborou um ranking com as maiores ameaças da rede em relação ao spyware. De acordo com a lista, o Kazaa é seguido por Ezula, Adopt.Hotbar.com, GameSpy Arcade e, por último, Download Accelerator Plus.

Spywares são pequenos programas instalados discretamente nos computadores, geralmente junto a softs gratuitos baixados pela internet. Eles monitoram a atividade dos internautas, o que é considerado por muitos como uma ameaça à privacidade dos usuários.

"A rede é útil, mas permite a entrada de milhões de estranhos em sua máquina, pois oferece uma grande quantidade de arquivos", disse Simon Perry, vice-presidente de estratégias de segurança da Computer Associates, segundo o site News.com.

Além disso, segundo a empresa de segurança, o Kazaa diminui muito a velocidade da máquina por registrar entradas e diretórios desnecessários no Windows. Outros programas P2P, como Blubster, Gnucleus e WinMX também consomem potência do PC por conter adware e spyware.

Em outubro, a Câmara dos Representantes dos Estados Unidos aprovou por unanimidade uma segunda lei contra o spyware. Por 415 votos a 0, o Congresso norte-americano decidiu por penas de até cinco anos de prisão para quem usar a prática para roubar dados de internautas e cometer crimes.

Leia mais
  • Autores de spywares podem pegar até 5 anos de prisão nos EUA

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre spyware
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página