Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/11/2004 - 12h26

Servidores domésticos da Sony devem ter o chip Cell em 2006

Publicidade

da Folha Online

Servidores domésticos de banda larga e sistemas de TV de alta definição da Sony devem conter, até 2006, o chip Cell, desenvolvido pela empresa em parceria com a IBM e Toshiba. Seu uso em consoles da próxima geração de videogames também deve acontecer, mas a Sony não divulgou quando.

As três empresas trabalham no desenvolvimento do chip desde 2001, mas dão poucos detalhes sobre o produto. O Cell seria capaz de processar rapidamente arquivos grandes de vídeo e outros dados digitais. O sistema é composto por um processador de 64 bits além de diversos chips que comportam aplicações de banda larga, como videogames e filmes.

A IBM deve iniciar a produção do piloto na primeira metade de 2005 e sua primeira aplicação será em uma estação de trabalho construída em parceria com a Sony. Já a Toshiba deve lançar o primeiro produto que leva o Cell --uma TV de alta definição-- em 2006.

O presidente da unidade de videogame da Sony, Ken Kutaragi, disse que no futuro as aplicações poderão fazer com que a banda larga transporte "enormes" quantidades de filmes e imagens digitais. "A arquitetura atual dos PCs está perto do seu limite".

Segundo as empresas, mais detalhes sobre o produto --que deveria ser lançado no final de 2004-- serão dados em um evento em São Francisco (EUA), em 6 de fevereiro.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Sony e IBM vão lançar micros com chip Cell no fim do ano

    Especial
  • Leia outras notícias sobre o Cell
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página