Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/12/2004 - 09h55

Vírus Netsky.P lidera ranking de ataques no mês de novembro

Publicidade

da Folha Online

O vírus Netsky.P, identificado em março, foi a praga que mais atacou computadores em todo o mundo durante o mês de novembro. Responsável por 24,2% das invasões, o Netsky.P vem seguido pelo Sober.I (20.4% do total de ataques) e Zafi.B (17.9%).

Segundo a empresa de segurança britânica Sophos, uma a cada 18 mensagens de e-mail (5,6%) que circularam pela web no período continha vírus. O número mostra um crescimento em relação ao mês de outubro, quando 4,6% das mensagens eram infectadas.

Os novos vírus que apareceram em novembro --o Sober.I e o Bagle.AU-- causaram um impacto significante, de acordo com a Sophos.

"O Sober.I ficou em segundo lugar na lista, mesmo sendo descoberto apenas no dia 19", disse Carole Theriault, consultora de segurança da organização. Essa praga chega em e-mails com anexos e, depois de infectar o micro, é enviada para toda a lista de e-mails arquivada no computador. O assunto das mensagens varia e pode estar escrito em inglês ou alemão.

Já os vírus Netsky.P and Zafi.B, diz a especialista, continuam se espalhando apesar de a proteção contra eles estar disponível na web há alguns meses.

O hoax --boato virtual que circula pela rede-- mais comum em novembro foi um com informações sobre o Hotmail (24,1%). Em segundo lugar vem a mensagem com o assunto "Meninas da Playboy" (9,6%) e, em terceiro, um e-mail que diz conter um cartão virtual (8,8%).

Confira a lista dos dez vírus que mais atacaram em novembro:

1 - Netsky.P (24.2%)
2 - Sober.I (20.4% )
3 - Zafi.B (17.9%)
4 - Bagle.AU (11%)
5 - Netsky.D (4.4%)
6 - Netsky-Z (3.9%)
7 - Bagle.AA (2.6%)
8 - Netsky.B (2.4%)
9 - MyDoom.O (2.2%)
10 - Netsky.Q (2.1%)

América do Sul

Outra variante do Netsky, o Netsky.AF, liderou a lista dos vírus mais ativos da América do Sul em novembro, segundo a empresa de segurança Trend Micro. Cerca de 80% de todos os ataques na região estão concentrados no Brasil.

A companhia afirma que o Netsky.AF pode ter sido criado no Brasil, pois as mensagens contidas no assunto, no corpo do e-mail e no anexo estão escritas em português.

Na lista global da Trend Micro com as pragas que mais atacaram em novembro, o Netsky.P é o primeiro colocado --seis das dez posições são ocupadas com variantes desse vírus, de acordo com a empresa.

Leia mais
  • Erramos: Vírus Netsky.P lidera ranking de ataques no mês de novembro
  • Hackers utilizam banners de sites para infectar computadores
  • Novo vírus Sober.I é responsável por 25% dos ataques virtuais

    Especial
  • Defenda-se dos vírus com Dicas & Truques
  • Leia o que já foi publicado sobre o vírus Netsky.P
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página