Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/06/2000 - 12h43

Evite vírus no "Outlook Express"

Publicidade

da Folha de S. Paulo

A Microsoft lançou um arquivo de atualização ("patch") para controlar vírus que utilizam o programa de e-mail "Outlook" para se alastrar. Entretanto o "Outlook Express" não é compatível com o "patch", que só funciona nas versões "98" e "2000" do "Outlook".

Para saber qual versão do "Outlook" está instalada no seu micro, basta abrir o programa, clicar em Ajuda e selecionar o item Sobre o Microsoft Outlook.

Segundo a empresa, o "Outlook Express" _incluído em várias versões do sistema operacional "Windows"_ não precisa da atualização porque é menos suscetível a certos tipos de vírus.

Isso não é uma garantia de segurança para o usuário. Como qualquer outro programa de e-mail, ele pode servir como porta de entrada para ataques ao PC.

Especialistas recomendam que o internauta instale um programa antivírus e o mantenha preparado, utilizando as atualizações fornecidas pelos fabricantes.

Além disso, há vírus capazes de contaminar o micro sem que o usuário precise abrir arquivos anexados. Para evitá-los, é possível alterar algumas configurações do "Outlook Express".

Com o programa aberto, clique em Ferramentas, Opções e selecione o item Segurança. Em seguida, assinale a opção Zona de sites restritos.

Para completar o ajuste, é preciso mexer no "Internet Explorer": com o navegador aberto, clique em Ferramentas, Opções da Internet e Segurança. Clique no ícone Sites restritos e aumente o nível de segurança, arrastando para cima o botão deslizante.

Mas essa limitação pode ser temporária: "A Microsoft está empurrando o problema com a barriga", afirma André Pitkovski, diretor de tecnologia da Trend Micro, empresa que fabrica programas antivírus.

Os usuários de "Outlook 98" ou "2000" podem obter o "patch" para os programas no site http://officeupdate.microsoft.com/

A atualização traz alguns efeitos colaterais, impedindo o recebimento de 38 tipos de arquivo. Além disso, alguns programas que utilizam o "Outlook" podem deixar de funcionar. Os problemas são descritos no site http://officeupdate.microsoft.com/brasil/

A Microsoft lançou uma atualização que melhora a segurança dos micros que utilizam o "Internet Explorer", evitando que hackers possam invadir o computador e destruir documentos enviando um certo tipo de arquivo.

O conserto está disponível no endereço http://www.microsoft.com/downloads/release.asp?releaseID=21705 .

Clique aqui para ler mais notícias de informática na Folha Online.

Discuta esta notícia nos Grupos de Discussão da Folha Online

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página