Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/12/2004 - 15h00

Vírus Zafi-D perde força, mas ainda circula em um a cada 30 e-mails

Publicidade

da Folha Online

O número de e-mails que circulam pela web com o vírus Zafi.D diminuiu. No início da semana, a empresa de segurança Sophos anunciou que uma em cada dez mensagens continham a praga. O número caiu, nas últimas 24 horas, para uma em cada 30.

Ainda assim, o Zafi.D responde por 54% de todos os ataques registrados pela rede de monitoramento de computadores da empresa. "Não será uma surpresa se o vírus continuar incomodando os internautas nos próximos meses", afirma Graham Cluley, consultor da Sophos.

Muitos dos usuários atualizaram seus anti-vírus nos últimos dias, mas ainda assim é comum encontrar pessoas que navegam pela web e têm pouca proteção contra a praga, diz o especialista. Elas seriam as maiores responsáveis pela propagação de vírus.

Supostamente criado na Hungria, o Zafi.D chega em e-mails com felicitações de Natal escritas em inglês, espanhol, húngaro ou francês. Na mensagem há uma animação em GIF com dois rostos amarelos sorridentes, os "smileys".

Quando o usuário clica no arquivo, o Zafi.D infecta o computador e, para despistar o usuário, mostra uma mensagem de erro --com o "comunicado", o internauta acredita ter acontecido apenas um problema com o anexo.

Leia mais
  • Erramos: Vírus Zafi-D perde força, mas ainda circula em um a cada 30 e-mails

    Especial
  • Defenda-se dos vírus com Dicas & Truques
  • Leia o que já foi publicado sobre vírus de computador
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página