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24/12/2004
-
16h42
da Folha Online
Na época de festas de final de ano, é comum que funcionários de empresas tirem alguns dias de folga. Durante o período, as caixas de e-mail ficam lotadas de mensagens, algo que pode ser fator de angústia na volta ao trabalho.
Uma reportagem do "The New York Times" sobre o assunto mostra algumas técnicas utilizadas pelos internautas para facilitar o gerenciamento de suas caixas de mensagem.
Brian McLendon, um publicitário de Manhattan, ficará de folga durante uma semana. Ele já bolou sua estratégia para o primeiro dia de trabalho em 2005: só atender ligações depois do meio dia.
Durante toda a manhã, ele terá de ler as mensagens e fazer uma seleção entre spams, e-mails que precisam de respostas rápidas e aqueles que podem esperar.
McLendon recebe cerca de 1.000 mensagens por semana, mas acredita que o número será reduzido para 300 por causa da época de festas --do total, 20% geralmente são spams.
Outra alternativa --"mais óbvia", diz o jornal-- é limpar a caixa de entrada dos webmails durante as férias. Nesse caso, vale usar laptop, PDA, o micro do hotel ou de um cybercafé.
De acordo com Jamez Katz, diretor do Centro de Estudo de Comunicações Móveis da Universidade de Rugters, a relação com os e-mails mudou a maneira como os funcionários encaram as férias.
"Se você organizar o webmail durante o período acaba com o propósito das férias, que é desligar dos problemas do dia-a-dia", diz ele. "No entanto, quando o internauta não checa as mensagens, ele tem muito trabalho quando volta ao escritório. Isso significa que, de certa forma, você é punido quando sai para descansar", conclui.
Leia mais
Funcionários gastam quatro horas por dia para ler e responder e-mails
Durante as férias, e-mails tornam-se preocupação para os funcionários
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Na época de festas de final de ano, é comum que funcionários de empresas tirem alguns dias de folga. Durante o período, as caixas de e-mail ficam lotadas de mensagens, algo que pode ser fator de angústia na volta ao trabalho.
Uma reportagem do "The New York Times" sobre o assunto mostra algumas técnicas utilizadas pelos internautas para facilitar o gerenciamento de suas caixas de mensagem.
Brian McLendon, um publicitário de Manhattan, ficará de folga durante uma semana. Ele já bolou sua estratégia para o primeiro dia de trabalho em 2005: só atender ligações depois do meio dia.
Durante toda a manhã, ele terá de ler as mensagens e fazer uma seleção entre spams, e-mails que precisam de respostas rápidas e aqueles que podem esperar.
McLendon recebe cerca de 1.000 mensagens por semana, mas acredita que o número será reduzido para 300 por causa da época de festas --do total, 20% geralmente são spams.
Outra alternativa --"mais óbvia", diz o jornal-- é limpar a caixa de entrada dos webmails durante as férias. Nesse caso, vale usar laptop, PDA, o micro do hotel ou de um cybercafé.
De acordo com Jamez Katz, diretor do Centro de Estudo de Comunicações Móveis da Universidade de Rugters, a relação com os e-mails mudou a maneira como os funcionários encaram as férias.
"Se você organizar o webmail durante o período acaba com o propósito das férias, que é desligar dos problemas do dia-a-dia", diz ele. "No entanto, quando o internauta não checa as mensagens, ele tem muito trabalho quando volta ao escritório. Isso significa que, de certa forma, você é punido quando sai para descansar", conclui.
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