Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/09/2000 - 15h47

Download de episódio de South Park passará a ser pago

Publicidade

da AP, em Pittsburgh

Os engraçados personagens Cartman, Stan e o restante da gang "South Park" têm sido comercializados livremente pela Internet por vários anos. Agora, a rede do programa, a Comedy Cetral, quer saber se os fãs gastarão seu dinheiro em episódios digitais para computadores.

Em parceria com a Comedy Central, o SightSound.com anunciou a aquisição de uma licença para vendas pela Internet de seis episódios de "South Park" e do "Dr. Katz: Professional Therapist".

Segundo a SightSound, esta é a primeira vez que um episódio inteiro de televisão está sendo lançado na Internet.

A indústria de entretenimento tem sido relutante em oferecer seu conteúdo para download na Internet.

A preocupação é a de que o software de cópia para proteção seja invadido por hackers e que cópias clandestinas de shows de TV e cinema circulem livremente pela rede, assim como acontece com a música pelo Napster e outras aplicativos de trocas de arquivos.

O vice-presidente sênior da Comedy Central de entretenimento e nova mídia, Ken Locker, considera o lançamento de "South Park" uma experiência.

A audiência de "South Park" - principalmente entre 18 e 24 anos e mais masculina que feminina - é o grupo demográfico com as conexões mais rápidas de computador, disse Locker.

E há mais de 12 milhões de universitários que têm acesso livre à Internet de alta velocidade pelas suas universidades, segundo Scott Sander, executivo-chefe da SightSound.

Os episódios, compactados no formato Windows Media com software de cópia de proteção, vai requerer um bom espaço no disco rígido. Cada episódio ocupa 110 Mbytes de armazenamento.

Sander estimou um tempo de download de 5 a 20 minutos por episódio em computadores com conexão a cabo ou DSL. O download por uma conexão convencional de modem levaria horas.

O preço para cada episódio é de US$ 2,50 por um download que expira depois de dois dias, e de US$ 4,95 por uma cópia permanente, paga online pelo cartão de crédito.

Um vídeo de natal do "South Park" foi amplamente distribuído pela Internet na metade da década de 90 e ajudou a criar a sequência do desenho.

Locker disse que os criadores Trey Park e Matt Stone têm sido liberais quanto à permissão de sons e imagens de "South Park" em sites, mas eles intervieram para parar a troca online de episódios inteiros.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página