Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/12/2004 - 11h01

Lançamentos fracassados de 2004 devem ir para o eBay em breve

Publicidade

da Reuters

Não há dúvidas de que 2004 foi o ano de diversas invenções tecnológicas interessantes, como um telefone celular que registra o nível de açúcar no sangue do usuário ou um toca-MP3 que mostra a velocidade em que seu dono corre.

Outros produtos, no entanto, ficaram devendo. "Há muitas idéias boas que fracassam, às vezes até por serem mal divulgadas", afirma Danielle Levites, vice-presidente de pesquisa de produtos da consultoria IDC. "Outras idéias, no entanto, são realmente ruins", continua a especialista.

"Alguns itens considerados ruins hoje tornam-se desejados e populares no futuro", afirma Richard Doherty, da empresa de marketing de tecnologia Envisioneering. Em outras palavras, as "tranqueiras" de hoje podem tornar-se populares no site de leilões eBay futuramente.

A Sony, que nos anos 80 invadiu as lojas com seu walkman, quis desafiar Steve Jobs e criar um produto para concorrer com o iPod, da Apple.

O NW-HD1, no entanto, não é compatível com o popular formato de música MP3. Os usuários precisam converter seus arquivos de música para o formato Atrac 3 ou PCM. "A Sony veio atrasada para a festa e, quando chegou, não estava vestida de maneira apropriada", afirma Levites.

Memória

Divulgação
Outra novidade que deve ser esquecida é o sushi disc, criado para armazenar arquivos. A propaganda do produto japonês diz: "você nunca mais terá de escolher entre comprar um sushi ou um cartão de memória".

Disponível nos formatos camarão, atum, salmão ou pepino, os cartões são vendidos a US$ 99, cerca de US$ 81 a mais do que os produtos tradicionais com a mesma função --a única diferença está no "visual".

O item selecionado da Procter & Gamble é um tocador de CD que exala cheiros, enquanto o usuário ouve música. As essências são "andar descalço pela praia", "relaxar na rede" ou "fazer trilha pela montanha".

Já a Toshiba surpreendeu com uma máquina de lavar roupas com tecnologia Bluetooth. O usuário pode selecionar as funções do equipamento em seu computador e as informações são passadas para a máquina. Além disso, o usuário pode ficar sabendo, via alerta no PC, quando o equipamento de lavar roupas está quebrado.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre toca-MP3
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página