Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/01/2005 - 10h40

eBay vai deixar de usar sistema Passport, da Microsoft

Publicidade

da Associated Press

O site de leilões eBay é a mais recente baixa na lista de clientes da Microsoft para o sistema de autenticação de usuários Passport.

A empresa de Bill Gates já teve grandes planos para o sistema, que foi projetado para permitir aos internautas ter nome de usuário e senha únicos para sites e serviços de diversas companhias.

O Passport também armazenava números de cartão de crédito na tentativa de tornar mais convenientes as compras virtuais em diversas lojas, mas a Microsoft parou de guardar essas informações no ano passado.

O sistema será mantido apenas como tecnologia de autenticação para os sites da própria Microsoft, que incluem o serviço de webmail Hotmail e a enciclopédia Encarta. Mas a companhia vai parar de investir em sua incorporação em sites de terceiros.

A Microsoft adquiriu a tecnologia Passport quando comprou a empresa de software Firefly Network em 1998. A vantagem estratégica do sistema era redirecionar os usuários para sites da própria Microsoft.

No entanto poucas companhias adotaram o Passport, e alguns ativistas da privacidade on-line enfureceram-se com a tecnologia. Outros temiam que ele desse à Microsoft muita influência sobre a internet.

Neste último semestre, o site de recrutamento Monster Worldwide parou de usar o Passport. Nesta semana, o eBay anunciou que vai abandonar o sistema no final de janeiro.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página