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13/01/2005
-
17h06
da Folha Online
Metade dos correntistas de bancos norte-americanos já receberam pelo menos um e-mail que convida os internautas a visitar sites falsos. Nessas páginas, toda a informação digitada --como senha da conta corrente, por exemplo-- é enviada aos piratas, que podem obter benefícios financeiros com os dados.
A informação foi divulgada pela empresa de segurança para sistemas bancários Cyota, que realizou uma pesquisa com 655 pessoas.
Outro estudo publicado pela companhia em abril do ano passado mostrava que 25% dos correntistas haviam recebido essas mensagens --o aumento foi de 100% em menos de um ano.
A pesquisa também mostra que 44% dos clientes usam a mesma senha para diversos serviços do banco, o que facilita a ação de pessoas mal intencionadas. Essa mesma senha também é utilizada por 37% dos usuários para acessar serviços em sites menos seguros do que os bancários.
Apesar disso, a divulgação de diversos casos de phishing scam --técnica com a qual os piratas roubam as informações digitadas-- tem aumentado a preocupação com segurança por parte dos internautas.
70% deles dizem que não respondem e-mails de seus bancos, enquanto 50% consideram deixar de usar os serviços on-line por causa dos golpes virtuais.
Especial
Leia o que já foi publicado sobre phishing scam
Metade dos correntistas dos EUA já receberam e-mails fraudulentos
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Metade dos correntistas de bancos norte-americanos já receberam pelo menos um e-mail que convida os internautas a visitar sites falsos. Nessas páginas, toda a informação digitada --como senha da conta corrente, por exemplo-- é enviada aos piratas, que podem obter benefícios financeiros com os dados.
A informação foi divulgada pela empresa de segurança para sistemas bancários Cyota, que realizou uma pesquisa com 655 pessoas.
Outro estudo publicado pela companhia em abril do ano passado mostrava que 25% dos correntistas haviam recebido essas mensagens --o aumento foi de 100% em menos de um ano.
A pesquisa também mostra que 44% dos clientes usam a mesma senha para diversos serviços do banco, o que facilita a ação de pessoas mal intencionadas. Essa mesma senha também é utilizada por 37% dos usuários para acessar serviços em sites menos seguros do que os bancários.
Apesar disso, a divulgação de diversos casos de phishing scam --técnica com a qual os piratas roubam as informações digitadas-- tem aumentado a preocupação com segurança por parte dos internautas.
70% deles dizem que não respondem e-mails de seus bancos, enquanto 50% consideram deixar de usar os serviços on-line por causa dos golpes virtuais.
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