Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/01/2005 - 16h42

Software poderá digitalizar documentos escritos em árabe

Publicidade

da Folha Online

Especialistas em informática estão desenvolvendo um software que poderá digitalizar documentos em árabe --será possível inclusive escanear frases específicas de textos escritos à mão.

A idéia é ajudar autoridades em trabalhos investigativos --uma necessidade que foi evidenciada depois dos ataques de 11 de setembro-- e também facilitar o acesso a manuscritos nessa língua, colocando-os na web.

"Toda a internet é voltada a pessoas que falam inglês", afirmou Venu Govindaraju, diretor do Centro de Biometria e Sensores da Universidade de Buffalo (EUA), onde o programa é desenvolvido.

Para o especialista, caso não haja softs para reconhecer línguas com grafias diferentes da ocidental --caso da chinesa, japonesa e árabe--, elas podem cair no esquecimento.

O especialista em língua árabe da Universidade de Maryland Bill Young diz que as dificuldades serão grandes para fazer com que o software reconheça textos escritos à mão.

Em entrevista à "Associated Press", ele afirmou que a palavra "responsável", por exemplo, pode ser escrita de mais de uma forma. Por isso, o programa teria de "entender" as possíveis variações de cada termo.

Leia mais
  • Livro que defende modernização do árabe desperta ira de islâmicos
  • BBC planeja rede de TV em língua árabe

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a língua árabe
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página