Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/01/2005 - 16h09

Votação on-line elege Apple como marca de maior impacto em 2004

Publicidade

da Folha Online

Em 2004, a Apple conquistou um título que desde 2002 pertencia ao buscador Google: o da marca com maior impacto global.

A escolha foi feita por 2.000 profissionais que trabalham com marcas e acadêmicos que participaram do "Reader's Choice Awards", prêmio da publicação on-line "Brandchannel".

Em segundo lugar no ranking está o Google, seguido por Ikea (loja de móveis), Starbucks (cafeteria) e Al Jazira (rede de TV árabe) --este quinto lugar foi uma surpresa para muitos.

"Com as notícias sobre o Iraque e o Afeganistão, muitas pessoas estão mais interessadas nas notícias dessas regiões", disse Eobin Rusch, editor da "Brandchannel" à "Reuters". "Muitos assistem à Al Jazira porque a rede mostra um ponto de vista diferente".

Regiões

Além do resultado global, a pesquisa também mostra quais as cinco marcas favoritas em cada região. Na América Latina e América Central, que teve 408 votos, a líder é a Cemex (fabricante mexicana de cimento), seguida por Corona (cerveja), Bacardi (bebidas alcoólicas), Bimbo (empresa de alimentos) e Concha Y Toro (vinho chileno).

Fora da lista das "cinco mais", mas ainda bem classificadas nessa região, estão as brasileiras Havaianas (6º lugar), Petrobras (9º) e Natura (10º).

Nos Estados Unidos, três das cinco marcas listadas estão na mesma posição do ranking global. Em primeiro lugar está a Apple, depois vem o Google, Target (loja de departamento), Starbucks e Pixar (estúdio que produziu o desenho "Os Incríveis").

Na Ásia-Pacífico, a lista é composta por Sony, Samsung, LG Electronics, Toyota e Lonely Planet (guia de viagem). As marcas favoritas da Europa e África são, nessa ordem, Ikea, Virgin (atua nos segmentos de transporte, comunicação, bebidas e cosméticos, entre outros), H&M (marca de roupa), Nokia e Al Jazira.

Leia mais
  • Procura por iPod no Brasil supera expectativa da Apple

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a Apple
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página