Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/02/2005 - 15h51

Pragas virtuais aproveitam-se de dia dos namorados nos EUA

Publicidade

da Folha Online

Assim como o número de ataques virtuais aumentou no Natal --época em que as pessoas ficam mais vulneráveis e esquecem questões de segurança-- especialistas esperam diversas invasões para os próximos dias. Isso porque o dia dos namorados é comemorado, em diversos países do mundo, no dia 14 de fevereiro.

A empresa britânica de segurança Sophos identificou duas novas pragas que circulam pela rede em e-mails com declarações de amor.

O Kipis.H, por exemplo, chega em mensagens com o título "Happy Valentine's Day" e ataca quando o usuário abre o arquivo anexado Valentine.EXE. Ele desativa antivírus, deixa a máquina vulnerável a invasões de piratas e se auto-envia para endereços virtuais que encontra no PC.

Já o VBSWG.D engana os usuários ao chegar em mensagens com o título "First Love Story...!!!" [primeira história de amor]. A infecção acontece quando o usuário clica no documento FirstLove.VBS.

No dia 14 de fevereiro, a praga escreverá no monitor a frase "Happy F***ing Valentine...!!!" e, antes de desligar a máquina, será enviada para todos os contatos arquivados no micro.

"Os desenvolvedores de vírus aproveitam-se da data para instalar programas maliciosos nos computadores das vítimas", afirma Graham Cluley, consultor da Sophos. "Com mensagens sobre o dia dos namorados, eles conseguirão inclusive controlar PCs remotamente e roubar informações pessoais dos usuários".

O truque de usar sentimentos não é novo. Apenas para citar um exemplo, uma praga que chegava aos micros com o título ILOVEYOU infectou computadores de todo o mundo em 2000.

Leia mais
  • Novo vírus rouba dados e desinstala anti-spyware da Microsoft
  • Vírus que se espalha pelo MSN mostra frango com marca de biquíni

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre vírus
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página