Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/02/2005 - 10h55

Carmen Sandiego ensina geografia no computador

Publicidade

THÉO AZEVEDO
Colaboração para a Folha de S.Paulo

Reprodução
Desde a década de 80, as falcatruas e os roubos da enigmática Carmen Sandiego instigam o senso detetivesco de crianças e jovens, que perseguem a criminosa por diversos lugares do mundo e, ao mesmo tempo, aprendem geografia e história.

A série educativa mais vendida do mundo --são aproximadamente 7 milhões de cópias comercializadas-- funciona em PCs e já passou por gerações antigas de videogames até desembocar nos consoles atuais, como Xbox e GameCube.

A mistura de educação e entretenimento, que já levou Carmen Sandiego a estrelar um desenho animado e um "game show" na televisão norte-americana, está presente em Onde Está Carmen Sandiego --Tesouros do Conhecimento, lançado no Brasil pela Positivo Informática (R$ 59, tel. 0800-414636), voltado para crianças a partir dos sete anos.

Para variar, novamente Carmen rouba tesouros valiosos ao redor do mundo e os detetives Júlia Xiang Small e Shadow Hawkins saem em seu encalço. A larápia fugiu com uma edição raríssima da obra "As Viagens de Marco Polo" e deixou para trás uma pista de que iria para o Brasil.

O Rio de Janeiro é o primeiro destino do jogador em busca de Carmen Sandiego. Lá, auxiliado pelas informações passadas pela chefe, o usuário tem de superar uma série de desafios, coletando pistas e fazendo deduções para descobrir o paradeiro de Carmen. Ler, pesquisar e formular hipóteses também são exigências de Tesouros do Conhecimento.

A perseguição implacável da dupla de detetives passa por mais de 30 destinos. Os quebra-cabeças, muitas vezes, estão atrelados a dados sobre a cultura, a história e pontos turísticos de cada local.

Além de um tradutor com frases de 13 países diferentes, Tesouros do Conhecimento põe à disposição do detetive virtual 15 equipamentos de alta tecnologia que ajudam a desvendar as pistas.

Há ainda o modo Explorar, no qual é possível conhecer de maneira separada as particularidades dos países abordados por Tesouros do Conhecimento, funcionando como uma espécie de enciclopédia virtual, que inclui aspectos sobre a fauna, cultura e atrações turísticas.

O jogo está totalmente em português e repleto de vozes digitalizadas, texturas coloridas e informações interessantes.

Para jogar, basta um PC com processador de 166 MHz, 32 Mbytes de RAM, 40 Mbytes de disco rígido, CD-ROM 8x e sistema Windows.

Théo Azevedo é editor do site www.theogames.com.br

Leia mais
  • Jogo Age of Empires III chega às lojas no segundo semestre
  • PlayStation Portable será lançado nos EUA em março

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre games
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página