Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/02/2005 - 15h25

Praga se espalha na rede com mensagem de político sérvio

Publicidade

da Folha Online

Uma nova praga em circulação pela web, o Deadcode.A, infecta arquivos executáveis nos computadores mostrando a mensagem "Mão Negra.w32 vida longa à grande Sérvia". O político Tomislav Nicolic, do Partido Radical Sérvio, geralmente termina seus discursos com esses dizeres.

De acordo com a empresa britânica de segurança Sophos, que identificou o vírus, nos anos 90 um grupo de nacionalistas sérvios invadiu um grande número de websites Croatas e Albaneses com a mensagem "Vida longa à grande Sérvia".

Não se sabe se os piratas da década passada --que se autodenominavam Crna Ruka, ou, em português, Mão Negra-- são os mesmos que fizeram os recentes ataques.

"É muito provável que a novidade tenha sido criada por um copiador, que seria um simpatizante do movimento nacionalista sérvio," afirmou Graham Cluley, consultor da Sophos.

Aparentemente, os piratas queriam que seu código malicioso recebesse o nome de Mão Negra, mas os analistas da empresa de segurança deram a ele o nome de Deadcode. "Por que deveríamos inflar seus egos utilizando o nome que eles embutiram no programa?" questiona Cluley.

O especialista lembra que há um longo histórico de infecções de computadores atribuídos a vírus que tentam disseminar mensagens políticas.

O Mirsa.A espalhou-se recentemente com uma mensagem de apoio à campanha "Fathers 4 Justice". Já o Maslan.C lançou um ataque de negação de serviço contra websites mantidos pelos rebeldes separatistas Chechenos. O Cycle.A , por sua vez, reclamava da qualidade de vida no Irã quando invadia máquinas.

Leia mais
  • Novo vírus rouba dados e desinstala anti-spyware da Microsoft

    Especial
  • Defenda-se dos vírus com Dicas & Truques
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página