Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/02/2005 - 10h46

Variante do vírus Sober espalha-se rapidamente pela Europa

Publicidade

da Folha Online

Uma variante do vírus Sober recém-descoberta, o Sober.K, instala no computador da vítima diversos arquivos executáveis e altera a chave de registro do micro, para ativar o código malicioso sempre que o computador for ligado.

A praga espalha-se rapidamente pela Europa e América do Norte --em algumas horas na manhã desta segunda-feira, a empresa de segurança MessageLabs interceptou 1.400 mensagens com o Sober.K.mm na Alemanha, França, Reino Unido e também Estados Unidos.

A praga se auto-envia para os endereços arquivados no micro infectado e cria nos e-mails assuntos diferentes que podem estar em inglês ou alemão --a língua escolhida depende da origem dos endereços virtuais coletados.

Entre os títulos, diz o site "VnuNet", estão as frases "Alert! New Sober worm", "Paris Hilton Sex Videos", "You visit illegal websites" e "Your new Password".

Ele pode também, no assunto da mensagem, mostrar textos alertando sobre novas versões do Sober. O e-mail diz ser de um vendedor de antivírus e pede que o usuário clique no anexo para proteger-se contra as novas ameaças --é aí que acontece a infecção.

Sober.I

Em novembro, três dias depois de ser descoberto, o Sober.I foi responsável por 25% dos ataques identificados pela empresa de segurança Sophos.

Na época, ele foi classificado como uma das pragas mais "fortes" dos últimos meses. Ele também chegava em e-mails que tinham no assunto mensagens em inglês ou alemão.

No relatório da Sophos com as piores pragas de janeiro, o Sober.I ficou em quarto lugar no ranking, com 6,3% do total dos ataques.

Leia mais
  • Número de e-mails infectados cai para 4,3% em janeiro
  • Novo vírus Sober-I é responsável por 25% dos ataques virtuais

    Especial
  • Defenda-se dos vírus com Dicas & Truques
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página