Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/02/2005 - 10h42

Brechas no navegador Firefox facilitam golpes na internet

Publicidade

da Folha Online

Falhas no navegador Firefox --que teve 27 milhões de downloads feitos desde novembro-- tornam a ferramenta vulnerável a ataques de piratas virtuais. Os problemas, informou ontem a Mozilla Foundation, foram consertados na última atualização do Firefox.

Uma das brechas está ligada ao IDN (domínio internacional de nomes, na sigla em inglês). Esse padrão permite a criação de websites de uma mesma empresa em diferentes línguas e países, por exemplo.

Assim, pessoas mal-intencionadas poderiam criar sites falsos, onde seria possível realizar golpes virtuais --também conhecidos como phishing scam. A página maliciosa, afirma o site "Cnet", seria bastante parecida com a original e o endereço virtual das duas seria o mesmo.

A "base" da fraude está no fato de os piratas conseguirem manipular recursos do navegador, encaminhando as vítimas para as páginas falsas. Nesses endereços, eles poderiam roubar informações para tirar proveito financeiro dos internautas, por exemplo.

Outra brecha permitem que usuários mal-intencionados alterem o conteúdo de uma página virtual.

"Atualizações freqüentes de segurança são essenciais para dar ao usuário uma experiência segura de navegação", afirmou ao site Chris Hofmann, diretor de engenharia da Mozilla Foundation.

O executivo aconselhou todos os usuários dos sitemas operacionais Windows, Mac OS X e Linux a fazerem a atualização.

Leia mais
  • Navegador gratuito K-Meleon é mais veloz que Firefox

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Firefox
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página