Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/03/2005 - 15h39

Rei proíbe funcionamento de telefones celulares no Nepal

Publicidade

da Folha Online

A população do Nepal, na ásia meridional, está aprendendo a viver sem telefones celulares. Isso porque, há cerca de um mês, o rei Gyanendra ordenou que esse tipo de comunicação fosse banido.

Telefones fixos também estavam no "pacote", mas uma semana depois do anúncio eles voltaram a funcionar. Com isso, os internautas daquele país puderam voltar a acessar a web.

Cerca de um terço das pessoas que vivem no local têm telefone, sejam eles fixos ou móveis. Mas ainda não há qualquer previsão para a volta do uso dos telefones celulares, já que o equipamento é o principal meio de comunicação entre os opositores do rei.

Nos últimos anos, o número de aparelhos móveis cresceu bastante no local, chegando a 246 mil. Eles funcionam como uma alternativa para as linhas fixas: os usuários esperam até cinco anos para ter uma delas instalada em suas casas.

Oficiais do governo afirmam que o decreto tem como objetivo previnir que os opositores promovam protestos --novas leis consideram essas manifestações ilegais. "Com os telefones móveis, fica mais fácil coordenar os atos e manter a comunicação longe dos policiais", afirmam os agentes.

Muitas lojas que vendem esse tipo de produto tiveram de fechar e aquelas que estão abertas não sabem até quando funcionarão. Os usuários também foram prejudicados com a medida.

"Desde o anúncio, eu não faço qualquer tipo de negócio", disse à agência Associated Press Krishna Maharjan, que recebia ligações no aparelho para entregar água. "Eu não sei quanto tempo isso vai durar, e não posso continuar vivendo assim."

Com agências internacionais

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o rei Gyanendra
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página