Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/03/2005 - 13h04

Boato virtual no MSN dá alerta falso sobre propagação de vírus

Publicidade

da Folha Online

Um boato virtual, ou hoax, espalha-se pela web via MSN Messenger com um alerta falso sobre a propagação de um vírus.

"Esse tipo de mensagem faz uso da boa fé das pessoas, para propagar-se pela rede, mas não causa danos aos micros", afirma um comunicado da empresa de segurança McAfee.

O texto, com vários erros de português, chega dessa maneira ao usuário: "Se alguém chamado diogolx@hotmail.com te adicionar no msn não aceite. É um vírus fdd. Conta a todos no msn porque se alguém na tua lista o adiciona vc tb pega o virus. Copia e manda para todos RÁPiDO".

A principal diferença entre os hoaxes e spams está no fato de os primeiros serem enviados pelos próprios internautas --nesse caso, as vítimas. Eles acreditam no e-mail, geralmente com informações sobre ameaças virtuais, e o encaminham para alertar seus contatos.

Comunicador

Em 2005, o crescimento médio mensal de pragas virtuais --como os boatos-- para comunicadores instantâneos foi de 50%. Desde janeiro, afirma um relatório da IMlogic, esta empresa de segurança identificou 30 novas ameaças.

Cerca de 81% dos incidentes registrados este ano estão ligados a vírus. Os usuários mais afetados são aqueles do MSN Messenger (70%), seguidos por internautas que preferem o Yahoo! Messenger (18%) e AOL Instant Messenger e ICQ (12%).

Leia mais
  • Ameaças a comunicadores instantâneos aumentam 50% ao mês
  • Spammers aumentam ataques via comunicador instantâneo

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre boatos virtuais
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página