Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/03/2005 - 11h47

Produtos apresentados na Cebit 2005 criam festival de superlativos

Publicidade

da Folha Online

A Cebit 2005, maior feira de tecnologia e telecomunicações do mundo realizada em Hanover (Alemanha), é um festival de superlativos. A TV de tela plana mais cara do mundo, o menor disco rígido e a câmera em celular com maior capacidade são alguns dos exemplos do que está por lá.

"As novidades não ultrapassam a barreira do possível. Elas se mostram viáveis e muitas devem obter sucesso comercial em breve", analisa a agência de notícias "Reuters".

Os headsets com tecnologia Bluetooth são um exemplo de que esses produtos podem dar certo. Eles foram apresentados na feira há três anos e hoje estão espalhados pelo mundo, como parte do universo daqueles antenados com tecnologia.

Reuters
SCH-V770, da Samsung
SCH-V770, da Samsung
Os celulares cheios de funções são um dos destaques da feira. Nesse cenário, a Samsung atrai a atenção dos visitantes com o telefone SCH-V770, que tem câmera de 7 megapixels, e o SGH-i300, com disco rígido de 3 GB --capacidade suficiente para armazenar mil arquivos de música, segundo o fabricante.

Um protótipo de celular japonesa NTT DoCoMo tem capacidade para guardar quatro horas de filmes e programas de TV, enquanto uma empresa italiana criou cristais para serem pendurados aos aparelhos, servindo de enfeite.

Em outras áreas, há o urso de pelúcia chinês que tem uma webcam em seu nariz e gabinetes coloridos, que diferenciam o visual do computador.

Divulgação
Tela de cristal líquido com 82"
Tela de cristal líquido com 82"
Na competição pelos maiores, estão Samsung, com uma tela TFT-LCD (de cristal líquido com filme ultrafino) de 82 polegadas, e LG Eletronics, que tem um produto de 71 polegadas. Apesar de ser menor, seu preço lhe deu o título de "mais cara do mundo": US$ 76 mil na Coréia, por causa dos detalhes em ouro.

Entre os menores, a Toshiba se destaca com um HD de 4GB que mede 2,16 cm, enquanto a Asus Computer GmbH apresenta um notebook com 2,5 centímetros de espessura. A IBM tem o protótipo de um chip de memória do tamanho de um selo postal, que poderá arquivar o equivalente a 25 DVDs. O scanner da Planon Systems Solutions ganhou na categoria peso leve da feira: apenas 60 gramas.

Até a próxima quarta-feira, 6.270 expositores de 69 países diferentes devem mostrar seus lançamentos para um público de 510 mil pessoas.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Telefones da terceira geração ganham destaque na Cebit 2005

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a Cebit 2005
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página