Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/03/2005 - 09h18

Wi-Fi "desamarra" internauta paulistano

Publicidade

FERNANDO BADÔ
da Folha de S.Paulo

Entre uma reunião com fornecedores e uma visita a um cliente você conseguiu tempo para tomar um café. Mas, repentinamente, lembra-se de que esqueceu de imprimir o e-mail com o telefone e o endereço dele.

Motivo para pânico? Seria, se você não estivesse de posse de seu micro de mão com acesso à internet por rede Wi-Fi e não estivesse em um dos vários estabelecimentos que oferecem o acesso a seus clientes. Da mesma forma que em seu escritório, você acessa seu e-mail e pronto: lá estão as informações de que você precisa.

Isso não é futuro, é presente. De posse de um equipamento que possui tal recurso, a reportagem visitou alguns locais que oferecem o serviço e navegou pela rede, simulando algumas situações que eventualmente poderiam ocorrer e checou se era possível sair das enrascadas imprevisíveis.

No roteiro, que incluiu cafeterias, bares, o aeroporto de Congonhas e a Telexpo, a reportagem não teve dificuldades para usar o serviço.

A situação do e-mail esquecido é apenas um dos possíveis casos. Vamos complicar a coisa. E se, mesmo após conseguir o endereço, você não souber onde fica tal rua? Basta acessar um guia de ruas on-line, como o Guia Mais. Problema resolvido.

Há quem use a facilidade para causas menos nobres: "Algumas vezes venho aqui e mando uns e-mails para o meu chefe, dizendo que estou trabalhando em casa", disse Ricardo, que, para não se complicar no emprego, não deu o sobrenome à reportagem, que o encontrou usando o comunicador instantâneo MSN Messenger com um notebook na cafeteria Fran's Café, na rua Haddock Lobo, na região da avenida Paulista.

As lojas do Fran's Café estão entre os estabelecimentos que oferecem hotspots (pontos de acesso) aos seus clientes.

Informações pelo ar

Wi-Fi (sigla para wireless fidelity, algo como fidelidade sem fio) é um tipo de conexão de alta velocidade à internet que não precisa usar fios durante a transferência de dados entre um micro e a rede.

A taxa de transferência de dados com essa tecnologia pode chegar a até 11 megabits por segundo --1 bit é a unidade mínima de informação de um computador-- e o alcance atinge até 100 metros.

Esses valores correspondem à capacidade máxima do sistema e, na prática, raramente são atingidos, principalmente em conexões à internet.

Estrutura

O acesso não é difícil. Basta ter um dispositivo que reconheça automaticamente a rede. É provável que seja necessário inserir uma senha (que deve ser fornecida pelo estabelecimento)

Para acessar a internet por São Paulo, a reportagem usou um Pocket PC iPaq 3715, da HP, um micro de mão que custa R$ 2.299.

Notebooks e celulares também podem ser usados para navegação via conexão Wi-Fi desde que, obviamente, suportem a tecnologia. Infelizmente, por questões de segurança (há muitos casos de roubo), não é recomendável o uso do notebook.

O segredo do Wi-Fi está nos pontos de acesso, que transmitem os dados, e nos adaptadores de rede Wi-Fi, que recebem e traduzem as informações e já vêm embutidos nos equipamentos mais novos e podem instalados nos antigos.

Confira alguns termos Wireless

802.11b
Protocolo para conexões sem fio com velocidade de até 11 Mbps. Suas transmissões alcançam cerca de cem metros, mas em locais fechados ou com muitos obstáculos o alcance pode diminuir

802.11g
Protocolo para conexões sem fio com velocidade de até 54 Mbps. É compatível com redes 802.11b e apresenta melhorias na segurança

Access Point
Aparelho que transfere dados de uma rede convencional para uma rede sem fio e vice-versa. Alguns modelos são compatíveis com vários protocolos

BlackBerry
Padrão de comunicação para celulares e micros de mão que permite enviar mensagens de texto, navegar na web e fazer ligações de maneira rápida

Bluetooth
Padrão para transferência de dados entre celulares, micros de mão e outros dispositivos portáteis. Utiliza sinais de radiofreqüência e alcança até dez metros

Hotspot
Local onde há um ponto de acesso sem fio à internet. O ponto pode ter acesso público ou restrito mediante senha ou pagamento

IrDA
Protocolo usado para transferências sem fio que usam raios infravermelhos (Infrared Data Association), tem alcance médio de 1,5 m e velocidades de até 1 Mbps

PCMCIA
Cartão especial para notebooks que atualmente serve como receptor de conexões sem fio. Suporta sistemas de segurança para proteger o PC.

RFID
Tecnologia usada em etiquetas de identificação digital que podem ser rastreadas à distância. O nome vem do inglês: Radio Frequency Identification

WEP
Protocolo de segurança para redes sem fio que usa criptografia para proteger as conexões e as transferências. O nome vem da sigla em inglês Wired Equivalent Privacy

WiMAX
Faz transferências por meio de microondas, tem alcance de até 50 km e velocidade de até 70 Mbps

Leia mais
  • Aeroporto de Cumbica ganha alternativa para acesso sem fio à web
  • Câmera digital permite que usuário transfira arquivos via Wi-Fi

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Wi-Fi
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página