Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/03/2005 - 15h13

E-mail falso diz que internauta receberá herança de milionário

Publicidade

da Folha Online

Um e-mail fraudulento circula pela web como se tivesse sido mandado por advogados de Sir Denis Thatcher, falecido marido da ex-primeira ministra da Inglaterra Margaret Thatcher.

Ao receber a mensagem, o internauta "descobre" ser beneficiário do testamento do milionário falecido em junho de 2003. Por isso, teria direito a embolsar cerca de US$ 5 milhões como compensação por "trabalhos prestados aos menos favorecidos".

Para receber a quantia, o internauta deve fornecer informações pessoais, como número de documentos de identificação, endereço, telefone e fax, de acordo com os requisitos da legislação do governo Britânico.

Ao digitar os dados, o usuário repassa as informações diretamente para piratas virtuais, que as utilizarão para fazer transferências bancárias. Esse golpe é conhecido como phishing scam.

"Os golpistas induzem os internautas a divulgar suas informações confidenciais com a promessa de conseguir grandes quantias em dinheiro", afirma Graham Cluley, consultor de tecnologia da empresa britânica de segurança Sophos.

"A utilização do nome de Sir Denis Thatcher é um truque sujo, criado para lesar os usuários que caírem no golpe", continua.

Leia mais
  • Empresas perdem US$ 2,6 bilhões com fraudes na internet

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre phishing scam
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página