Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/03/2005 - 15h22

Tentativa de roubo em banco alerta para desvio de dados na web

Publicidade

da Folha Online

A notícia de que piratas virtuais tentaram roubar cerca de R$ 1,1 bilhão do banco Sumitomo, em Londres, chama atenção para a tecnologia de keylogging, utilizada em golpes virtuais.

Com ela, o pirata pode acessar as informações digitadas em um micro, roubando senhas e outros dados pessoais de usuários da rede.

A gangue planejava transferir o dinheiro eletronicamente para 10 contas bancárias em todo o mundo. Este teria sido o maior roubo à banco já registrado no Reino Unido.

De acordo com a empresa britânica de segurança Sophos, esse tipo de golpe pode ser aplicado também em pequenas empresas e usuários domésticos vulneráveis a vírus.

"No ano passado, observamos o crescimento drástico do número de novas pragas criadas para roubar informações de usuários desatentos, utilizando a tecnologia de captura de teclas pressionadas", afirmou Graham Cluley, consultor da companhia.

O especialista compara esse golpe a alguém que observa por cima dos ombros a senha que um usuário está digitando, para roubar dados confidenciais.

Leia mais
  • Reino Unido evita golpe virtual de R$ 1 bilhão em banco

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre phishing scam
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página