Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/04/2005 - 12h27

Segurança em transações virtuais pode garantir fidelidade ao banco

Publicidade

da Folha Online

Mais da metade dos usuários de internet banking (55% do total) são fiéis a suas instituições financeiras: eles dizem nunca ter navegado em páginas de outros bancos. Esse número restringe-se àqueles que têm um alto nível de confiança com seu banco.

Cerca de 57% dos internautas desse mesmo grupo afirmam que cancelariam todo e qualquer tipo de transação virtual com a instituição, caso tivessem problemas relacionados ao roubo (ou vazamento) de informações pessoais.

"Há muitas notícias sobre phishing scams [golpes virtuais em que os dados pessoais dos internautas são roubados] sendo veiculadas. Por isso, a preocupação com a segurança das informações é uma prioridade", afirma Peter McKay, diretor-executivo da empresa de segurança Watchfire, responsável pelo estudo com essas informações.

A pesquisa também mostra que a principal razão para o uso do internet banking é a conveniência (71% dos entrevistados). Cerca de 59% acham as transações virtuais mais seguras do que ir até o banco.

A imagem das instituições é positiva para grande parte dos clientes: 70% daqueles que utilizam o internet banking acreditam que os bancos estão preocupados com a segurança dos dados.

A satisfação não atinge níveis tão altos quando o assunto são os comunicados enviados via e-mail. Apenas 21% dos clientes consideram que recebem "sempre" ou "na grande maioria das vezes" as informações que gostariam em seu webmail.

A pedido da Watchfire, o Ponemon Institute realizou a pesquisa com 2.328 clientes de bancos norte-americanos, que utilizam os serviços das instituição disponíveis na internet.

Leia mais
  • Número de pessoas que usam serviços bancários na web cresce 47%

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre internet banking
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página