Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/04/2005 - 13h53

Erro de digitação em busca pode encher micro de códigos maliciosos

Publicidade

da Folha Online

Muito cuidado na hora da digitação quando for fazer pesquisas no Google. A empresa de segurança F-Secure descobriu um endereço parecido com o do site de buscas, criado especialmente para infectar o micro de internautas.

Ao entrar no Googkle.com --algo que a F-Secure não aconselha--, a página faz o upload de diversos programas maliciosos em micros que utilizam o sistema operacional Windows. As versões do sistema vulneráveis ao problema não foram especificadas pela companhia de segurança.

Entre os códigos, há aqueles que roubam informações do usuário e facilitam a invasão de piratas.

"A estratégia tira vantagem daqueles que digitam o nome do site rapidamente, já que a letra 'k' está posicionada ao lado da letra 'l', que forma a palavra 'Google'", afirma o site "Cnet".

Não são apenas os piratas que tentam tirar proveito de internautas apressados ou distraídos. Se o usuário escrever "Google" com quatro "os" será direcionado [depois de fechar um pop-up] à página de buscas USseek.com.

Caso a palavra contenha apenas um "o" a mais, o internauta que escreveu "Gooogle" conseguirá chegar ao site que estava procurando.

O "Cnet" cita outro caso em que internautas tentaram tirar proveito de um endereço conhecido. Durante anos, afirma o site, o endereço Whitehouse.com levou internautas à uma página de pornografia. O endereço oficial da presidência norte-americana é Whitehouse.gov.

Leia mais
  • Número de ataques a servidores e sites chegou a 400 mil em 2004

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre piratas virtuais
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página