Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/04/2005 - 13h32

E-mail de falso amigo dos EUA carrega diversos tipos de vírus

Publicidade

JULIANA CARPANEZ
da Folha Online

Os internautas curiosos devem ficar atentos a mensagens simpáticas, escritas em português, que se espalham pela web há alguns dias. O e-mail enviado por um suposto amigo que vive nos Estados Unidos infecta a máquina de usuários do sistema operacional Windows quando ele tenta abrir um arquivo com um "álbum de fotos".

As mensagens seguem um padrão de texto, mas o título e código malicioso podem variar. A empresa de segurança McAfee identificou diversos vírus nesses e-mails, sendo que a maioria facilita o roubo de informações digitadas no micro. Clique aqui e veja como se proteger de programas espiões.

As pragas enviadas pelo falso amigo não se auto-propagam. Elas podem, no entanto, ser enviadas para toda a lista de e-mail do usuário, caso a máquina já esteja infectada com um programa malicioso de auto-propagação. Se isso acontecer, a "próxima vítima" receberá o e-mail de um internauta conhecido, o que aumenta as chances de ela abrir o arquivo.

"Olá, a quanto tempo! Eu me mudei dai para os Estados Unidos, e faz um tempo que perdemos o contato e consegui seu email atraves de uma amiga sua. Vamos fazer assim, eu vou lhe mandar meu album de fotos se voce me reconhecer, me retorna o email. Quero ver se voce ainda lembra de mim. :)", é o que diz a mensagem com erros de português e sem acentuação.

"Esse tipo de mensagem facilita bastante a ação dos piratas, pois o internauta é curioso e quer saber quem enviou o e-mail", afirma Patrícia Ammirabile, responsável pelo Avert (centro de pesquisa antivírus da McAfee) no Brasil.

No título, há frases --também com erros-- como "Duvido voce me reconhecer", "Eu nao ti vejo a muito tempo", "Lembra de mim" e o apelativo "Eu te amo". Em anexo, estão os arquivos "fotografia.zip", "fotos.zip" e "minhas_fotos.zip", entre outros.

A especialista aconselha que os usuários atualizem sempre seus antivírus, utilizem firewall, baixem as correções dos sistemas operacionais e não abram arquivos contidos em mensagens de desconhecidos. Em caso de infecção, o internauta deve utilizar um software de segurança para identificar e remover a praga.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre vírus
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página