Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/05/2005 - 13h50

Com infecção na Grécia, vírus para celular já ataca 21 países

Publicidade

da Folha Online

O vírus Cabir --que se espalha via Bluetooth por telefones celulares com o sistema operacional Symbian--, chegou à Grécia e agora está presente em 21 países. A infecção, afirma a empresa de segurança F-Secure, aconteceu em uma praça na cidade de Atenas.

Para que a invasão aconteça, é necessário que o usuário aceite fazer o download do arquivo malicioso --isso depois de receber um alerta sobre o possível risco de baixar o programa. A praga, então, descarrega a bateria do equipamento.

No início desta semana, a companhia divulgou um relatório em que incluía a identificação do código maliciosos na Holanda, Egito e Luxemburgo. Mikko Hyppoenen, líder da F-Secure, classificou o vírus como o mais ativo entre os cerca de 50 desenvolvidos para telefones celulares.

Segundo o especialista, muitos dos usuários que tiveram seus telefones infectados disseram ter sido vencidos pelos cansaço. Após selecionar diversas vezes o "no" referente à pergunta que autoriza a instalação, eles finalmente optaram por "yes".

Os países já atacados pela praga, em ordem cronológica, são Filipinas, Cingapura, Emirados Árabes Unidos, China, Índia, Finlândia, Vietnã, Turquia, Rússia, Reino Unido, Itália, Estados Unidos, África do Sul, Austrália, Hong Kong, Japão, França, Holanda, Egito, Luxemburgo e Grécia.

Leia mais
  • Propagação de vírus para celular é "prejudicada" por falhas no código
  • Vírus Skulls.I substitui ícones do celular por imagem de caveira
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página