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10/05/2005
-
13h27
da Folha Online
Eles já foram muito citados em exercícios de futurologia e agora começam a ser testados em lojas. Os carrinhos de supermercado inteligentes serão equipados com telas sensíveis ao toque e ajudarão os consumidores na hora das compras.
O "shopping buddy", por exemplo, indica ao cliente o corredor onde está a mercadoria que ele procura, permite que o usuário faça pedidos ao açougue do mercado sem precisar ficar na fila e ainda registra o quanto já foi gasto.
Uma função que a novidade não tem, diz a Associated Press, é a de indicar a quantidade de calorias existente em cada produto. "A idéia é tornar as compras mais simples, e não fazer com que o consumidor coloque aquele item de volta na prateleira", afirma a agência de notícias.
O usuário do carrinho tecnológico também pode ter na tela a lista de compra elaborada no micro de casa ou do trabalho. O internauta manda esses itens para o supermercado e, quando chega ao estabelecimento, acessa a lista com os dados de seu cartão preferencial.
Um sistema de GPS (Global Positioning System) indica quais produtos da lista estão no corredor onde o usuário se encontra.
O "shopping buddy" --que exibe propagandas de produtos do estabelecimento-- não é fixo no carrinho e, por isso, é considerado um item opcional na hora das compras.
A novidade desenvolvida pela IBM está em fase de testes nas lojas Stop & Shop de Massachusetts (EUA). Segundo a Associated Press, os supermercados que quiserem adquirir a novidade terão de desembolsar cerca de US$ 160 mil (a agência não especifica o tamanho das lojas que terão esse gasto).
Com agências internacionais
Especial
Leia o que já foi publicado sobre compras virtuais
Carrinho inteligente de supermercado ajuda na hora das compras
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AP |
O "shopping buddy", por exemplo, indica ao cliente o corredor onde está a mercadoria que ele procura, permite que o usuário faça pedidos ao açougue do mercado sem precisar ficar na fila e ainda registra o quanto já foi gasto.
Uma função que a novidade não tem, diz a Associated Press, é a de indicar a quantidade de calorias existente em cada produto. "A idéia é tornar as compras mais simples, e não fazer com que o consumidor coloque aquele item de volta na prateleira", afirma a agência de notícias.
O usuário do carrinho tecnológico também pode ter na tela a lista de compra elaborada no micro de casa ou do trabalho. O internauta manda esses itens para o supermercado e, quando chega ao estabelecimento, acessa a lista com os dados de seu cartão preferencial.
Um sistema de GPS (Global Positioning System) indica quais produtos da lista estão no corredor onde o usuário se encontra.
O "shopping buddy" --que exibe propagandas de produtos do estabelecimento-- não é fixo no carrinho e, por isso, é considerado um item opcional na hora das compras.
A novidade desenvolvida pela IBM está em fase de testes nas lojas Stop & Shop de Massachusetts (EUA). Segundo a Associated Press, os supermercados que quiserem adquirir a novidade terão de desembolsar cerca de US$ 160 mil (a agência não especifica o tamanho das lojas que terão esse gasto).
Com agências internacionais
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