Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/05/2005 - 13h27

Carrinho inteligente de supermercado ajuda na hora das compras

Publicidade

da Folha Online

AP
Eles já foram muito citados em exercícios de futurologia e agora começam a ser testados em lojas. Os carrinhos de supermercado inteligentes serão equipados com telas sensíveis ao toque e ajudarão os consumidores na hora das compras.

O "shopping buddy", por exemplo, indica ao cliente o corredor onde está a mercadoria que ele procura, permite que o usuário faça pedidos ao açougue do mercado sem precisar ficar na fila e ainda registra o quanto já foi gasto.

Uma função que a novidade não tem, diz a Associated Press, é a de indicar a quantidade de calorias existente em cada produto. "A idéia é tornar as compras mais simples, e não fazer com que o consumidor coloque aquele item de volta na prateleira", afirma a agência de notícias.

O usuário do carrinho tecnológico também pode ter na tela a lista de compra elaborada no micro de casa ou do trabalho. O internauta manda esses itens para o supermercado e, quando chega ao estabelecimento, acessa a lista com os dados de seu cartão preferencial.

Um sistema de GPS (Global Positioning System) indica quais produtos da lista estão no corredor onde o usuário se encontra.

O "shopping buddy" --que exibe propagandas de produtos do estabelecimento-- não é fixo no carrinho e, por isso, é considerado um item opcional na hora das compras.

A novidade desenvolvida pela IBM está em fase de testes nas lojas Stop & Shop de Massachusetts (EUA). Segundo a Associated Press, os supermercados que quiserem adquirir a novidade terão de desembolsar cerca de US$ 160 mil (a agência não especifica o tamanho das lojas que terão esse gasto).

Com agências internacionais

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre compras virtuais
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página