Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/05/2005 - 09h30

Políticos prestam contas aos internautas em seus blogs

Publicidade

JULIANO BARRETO
Colaboração para a Folha de S.Paulo

Políticos e grandes empresas estão usando os blogs para alcançar seus objetivos. E essas metas podem ser as mais variadas, indo da venda de desodorantes para adolescentes até a conquista da reeleição para o cargo de primeiro-ministro do Reino Unido.

A fabricante de produtos para higiene pessoal Procter & Gamble usou um blog como arma de marketing. A página (www.sparklebodyspray.com) é mantida por três adolescentes fictícias, que devem cativar as internautas e sugerir produtos de higiene pessoal.

Já a General Motors colocou seu vice-presidente, Bob Lutz, para mostrar as vantagens de sua nova linha de carros.

A natureza democrática da internet, porém, permite que os diários dos poderosos sofram concorrência de sites amadores e com idéias contrárias às suas.

Empresas como a rede de supermercados Wal-Mart são alvos de vários blogs dedicados a reclamar de suas políticas de negócios. O walmartwatch.com/blog e o blog.wakeupwalmart.com são dois exemplos.

Blogueiro eleitor

No ano passado, as eleições presidenciais dos EUA foram marcadas pela participação dos blogs.

Os conflitos no Iraque também movimentaram a internet, trazendo, inclusive, uma série de diários escritos por soldados no campo de batalha.

Na opinião do professor do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp, Tom Dwyer, o fenômeno dos blogs políticos ocorreu pela comodidade da comunicação moderna.

"Você pode chegar em casa e fazer meia hora de militância na frente do computador", explica.

Sobre a relação dos políticos com os internautas, o professor se mostrou menos animado.

"Os políticos têm uma relação superficial com a internet. Eles não têm controle das situações que podem acontecer em um site aberto a comentários. É como em um comício. O político sente que pode perder o controle e não gosta muito disso", diz.

No Brasil, já há parlamentares usando blogs para falar com os eleitores. É o caso da vereadora Soninha (www.soninha.com.br) e do senador Cristovam Buarque (www.cristovam.com.br/blog), respectivamente do PT-SP e do PT-DF. Outro que usa blog é o deputado federal Inácio Arruda (www.inacio.com.br/blog.php), do PC do B do Ceará.

Também é possível ler blogs de vários representantes do PSDB de São Paulo no portal da liderança do partido na Assembléia Legislativa (www.lidpsdb.com.br).

Leia mais
  • Erramos: Políticos prestam contas aos internautas em seus blogs

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre blogs
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página