Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/06/2005 - 11h26

Internauta ganha cartilha para fazer compras seguras na web

Publicidade

JULIANA CARPANEZ
da Folha Online

O medo de fraudes virtuais e pouca familiaridade com ferramentas de segurança pode muitas vezes afastar os internautas dos sites de compra --sejam eles lojas on-line ou sites de leilão, que facilitam a aproximação entre compradores e vendedores.

Nesta terça-feira, a Camara-e.net (Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico) apresentou uma nova ferramenta que deve minimizar o problema: a Cartilha do e-Consumidor. A publicação tem como objetivo divulgar informações para que as compras virtuais sejam sempre bem-sucedidas.

"Muito se fala nos benefícios da internet, mas há pouca divulgação sobre a responsabilidade na preservação do ecossistema digital. Precisamos transferir conhecimento e criar uma cultura para que as pessoas saibam como utilizar devidamente as ferramentas on-line", afirma Cid Torquato, diretor-executivo da Camara-e.net.

Dicas

Entre as dicas, a cartilha fala sobre a importância de fazer compras em estabelecimentos que tenham razão social, CNPJ e canais para comunicação que vão além do "fale conosco" e telefone celular. Além disso, alerta, é importante guardar todos os registros ligados à compra e escolher uma senha segura na hora de fazer as transações.

Há uma parte da publicação voltada somente para aqueles que utilizam sites de leilão --essas páginas não vendem os produtos, apenas facilitam a aproximação entre compradores e vendedores. Internautas que compram nessas páginas devem, por exemplo, verificar se o preço do produto não é muito inferior ao seu valor real, checar o histórico de negociações do anunciante e, sempre que possível, pagar pela compra no momento da entrega.

Muitas das dicas podem parecer óbvias, mas vale lembrar que os internautas são vítimas de golpes por não tomarem cuidados simples com segurança. Não são raros os casos de pessoas que abrem anexos de e-mails enviados por desconhecidos ou que digitam informações confidenciais em sites pouco confiáveis.

"A questão da segurança ainda não foi absorvida por todos os usuários e eles precisam entender que, assim no mundo off-line, o mundo on-line requer cuidados. As informações contidas na cartilha devem ajudar nesse sentido", diz Torquato.

Leia mais
  • Volume de transações virtuais cresce 31% no primeiro trimestre

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre lojas virtuais
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página