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27/06/2005
-
12h13
da Folha Online
Os diversos problemas relacionados à internet, freqüentemente divulgados pela mídia, deixaram os internautas mais cautelosos e desconfiados, afirma um estudo do Gartner. Nessa categoria de incidentes desagradaveis entram golpes virtuais, exposição de informações confidenciais e roubo de identidade.
A pesquisa realizada com 5.000 adultos norte-americanos mostra que os usuários deixaram de abrir e-mails enviados por desconhecidos. Mais de 85% deles afirmam deletar mensagens "suspeitas" e há motivos para isso. Cerca de 63% dos entrevistados disseram ter recebido pelo menos um e-mail fraudulento durante o mês que antecedeu o estudo.
Os dados consideram as experiências dos usuários entre maio de 2004 e maio de 2005.
Cerca de 75% daqueles que fazem compras no universo virtual se dizem mais cautelosos em relação à escolha dos sites com os quais negociam. Um dos principais motivos é o vazamento de informações confidenciais, que geralmente acontecem quando um pirata virtual se aproveita de brechas para roubar dados.
"Os consumidors esperam que as empresas com as quais negociam lhes ofereçam segurança", afirma Avivah Litan, diretor do Gartner. "O atual cenário de desconfiança traz implicações sérias àqueles que querem se relacionar com os clientes via meios eletrônicos."
Cerca de 73 milhões de norte-americanos, estima o Gartner, receberam mais de 50 e-mails fraudulentos durante o período de um ano --encerrado em maio. O valor é 28% superior àquele registrado entre maio de 2003 e de 2004.
Esses internautas não têm certeza de que as mensagens continham mecanismos para roubar seus dados ou causar outros danos, mas os e-mails levantaram suspeitas e foram considerados ferramentas de phishing scam. Essa tática tem como objetivo roubar informações pessoais do usuário, para que piratas virtuais possam, por exemplo, obter benefícios financeiros.
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Golpes deixam internautas mais cautelosos, diz estudo
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Os diversos problemas relacionados à internet, freqüentemente divulgados pela mídia, deixaram os internautas mais cautelosos e desconfiados, afirma um estudo do Gartner. Nessa categoria de incidentes desagradaveis entram golpes virtuais, exposição de informações confidenciais e roubo de identidade.
A pesquisa realizada com 5.000 adultos norte-americanos mostra que os usuários deixaram de abrir e-mails enviados por desconhecidos. Mais de 85% deles afirmam deletar mensagens "suspeitas" e há motivos para isso. Cerca de 63% dos entrevistados disseram ter recebido pelo menos um e-mail fraudulento durante o mês que antecedeu o estudo.
Os dados consideram as experiências dos usuários entre maio de 2004 e maio de 2005.
Cerca de 75% daqueles que fazem compras no universo virtual se dizem mais cautelosos em relação à escolha dos sites com os quais negociam. Um dos principais motivos é o vazamento de informações confidenciais, que geralmente acontecem quando um pirata virtual se aproveita de brechas para roubar dados.
"Os consumidors esperam que as empresas com as quais negociam lhes ofereçam segurança", afirma Avivah Litan, diretor do Gartner. "O atual cenário de desconfiança traz implicações sérias àqueles que querem se relacionar com os clientes via meios eletrônicos."
Cerca de 73 milhões de norte-americanos, estima o Gartner, receberam mais de 50 e-mails fraudulentos durante o período de um ano --encerrado em maio. O valor é 28% superior àquele registrado entre maio de 2003 e de 2004.
Esses internautas não têm certeza de que as mensagens continham mecanismos para roubar seus dados ou causar outros danos, mas os e-mails levantaram suspeitas e foram considerados ferramentas de phishing scam. Essa tática tem como objetivo roubar informações pessoais do usuário, para que piratas virtuais possam, por exemplo, obter benefícios financeiros.
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