Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/07/2005 - 21h10

Wikinews descreve atentado em Londres com ajuda de internautas

Publicidade

da Folha Online

A Wikinews, seção de notícias do site Wikipedia --espécie de enciclopédia eletrônica que conta com a participação em tempo real dos internautas, fazendo acréscimos ao conteúdo ou correções-- se superou nesta quinta-feira ao trazer a cobertura completo das explosões na Inglaterra.

O site trouxe descrições detalhadas das explosões, dos horários, do que que acontecia nas estradas, informações oficiais, de anônimos e ainda links das listas com os nomes dos sobreviventes. Além de fotos e depoimentos das vítimas. Os relatos entraram no ar antes de alguns dos principais sites de notícias do mundo.

Criada pelo norte-americano Jimmy Whales, a Wikipedia registra versões em mais de 150 línguas (uma delas, o português) e 450 mil verbetes em inglês, o que lhe confere quatro vezes o tamanho da versão on-line da venerável "Encyclopaedia Britannica".

O princípio da Wikipedia é totalmente aberto: a consulta é gratuita, e qualquer pessoa pode escrever um verbete, que, por sua vez, permite qualquer modificação desejada pelos posteriores visitantes do site.

A enciclopédia tem ainda um código de ética, listando "princípios de imparcialidade", "normas de conduta" e "coisas a não fazer". Em teoria, o sistema seria auto-regulável --eventuais erros e excessos seriam corrigidos pelos próprios usuários.

Leia mais
  • Ataques comprometem uso de telefone celular em Londres
  • Terror em Londres deixa internet lenta devido à busca por notícias

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre atentados em Londres
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página