Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/07/2005 - 10h30

Nova versão do Firefox corrige falhas de segurança

Publicidade

JULIANO BARRETO
Colaboração para a Folha de S.Paulo

A Mozilla Foundation colocou na internet novas versões de dois navegadores: o Firefox, que é usado por 8,71% dos internautas de todo o mundo, segundo a empresa de pesquisas NetApplications, e o desconhecido Deer Park.

Com a atualização do Firefox, a empresa mostrou preocupação com a segurança dos internautas. Com o Deer Park, demonstrou as novidades que usará em sua próxima geração de navegadores.

A versão 1.0.5 do Firefox (grátis, em www.getfirefox.com) é pouco atraente. Apesar de ser recomendado a todos os usuários de versões antigas, o programa traz apenas correções de segurança e nenhuma novidade para navegação.

A preocupação da Mozilla com segurança é justificável. Desde o lançamento da versão 1.0.4, em maio deste ano, o navegador apresentou 12 falhas, que deixavam os internautas vulneráveis. Em 2005, o Firefox já teve 56 brechas de segurança descobertas.

A nova versão de testes do Deer Park (grátis, em www.mozilla.org/projects/deerpark/releases/alpha2.html), por outro lado, traz novidades empolgantes.

A principal delas é a velocidade de navegação. Além de carregar páginas de forma mais rápida, o navegador conta com um recurso chamado Fast Back. Com ele, é possível retornar de forma instantânea a páginas já visitadas.

Outra adição importante foi a possibilidade de organizar as abas de navegação (tabs) com o mouse. Agora basta arrastar e soltar as abas para definir sua ordem.

No quesito segurança, o Deer Park também mostrou inovações. O navegador ganhou um sistema de atualização automática e teve seu bloqueador de janelas pop-up reforçado por um novo código.

Outra novidade é que, apesar de já contar com uma barra de pesquisas embutida, o Firefox ganhou uma versão adaptada da barra de buscas do Google (grátis, em toolbar.google.com). Ao instalar o acessório, o usuário ganha não só um atalho para o engenho de buscas mas também um tradutor, um corretor ortográfico e outros acessórios de navegação.

Entre essas ferramentas, estão o PageRank, que mostra qual a relevância das páginas encontradas calculando quantas vezes ela é citada em outros sites, e o Highlight Search Terms, que realça os termos procurados.

Como ainda não tem versão em português, a barra do Google para Firefox pode se revelar menos atraente para os usuários brasileiros. O recurso de correção ortográfica só funciona para frases em inglês. A função de tradução só reconhece palavras em inglês e as converte para chinês, japonês, coreano, francês, italiano, alemão e espanhol.

Mesmo com essa limitação, o tradutor merece destaque. Para traduzir uma palavra, basta deixar o ponteiro do mouse repousar sobre ela. Imediatamente uma legenda aparece com a tradução.

Leia mais
  • Piratas invadem site utilizado por fãs do navegador Firefox

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Firefox
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página