Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/08/2005 - 17h17

Apple e Microsoft disputam patente do toca-MP3 iPod

Publicidade

da Associated Press

Considerando a rivalidade entre Apple e Microsoft, o anúncio não causa surpresas: a companhia de Steve Jobs levou tanto tempo para registrar uma patente relacionada ao toca-MP3 iPod que a Microsoft o fez antes.

Por isso, blogueiros e especialistas em tecnologia falam na hipótese de Jobs ter de pagar à empresa de Bill Gates para produzir o equipamento --o iPod responde por mais de um terço do faturamento da Apple. Essa possibilidade, no entanto, é improvável.

Toda a confusão está ligada ao Patent & Trademark Office, órgão norte-americano responsável por patentes, que rejeitou no mês passado um pedido da Apple feito em outubro de 2002.

A empresa do iPod queria patentear uma tecnologia relacionada à interface do produto, sendo que cinco meses antes --ainda em 2002-- a Microsoft havia entrado com um pedido parecido. A Apple não explica o motivo da demora.

"A Apple ainda tem muitas opções [para resolver o caso]. Não é como uma decisão da Corte Suprema", afirmou John Ferrell, advogado especialista em questões de patente.

O fabricante do iPod pode alegar que inventou a tecnologia antes de a Microsoft entrar com o pedido de patente. Os iPods, no mercado desde 2001, funcionariam como evidência.

O órgão responsável pelas patentes pode fazer uma investigação para determinar quem é o criador da tecnologia.

Leia mais
  • Apple prega liberdade de movimentos com novo mouse
  • Baseada em tecnologia cara, "Noite do iPod" ainda é fraca em SP

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o iPod
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página