Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/08/2005 - 11h30

Google confirma previsões e lança comunicador instantâneo

Publicidade

da Folha Online

Confirmando previsões divulgadas nesta terça-feira, o site de buscas Google lançou hoje seu próprio comunicador instantâneo. A ferramenta Google Talk, já disponível em www.google.com/talk, chega ao mercado para concorrer com os populares MSN Messenger e ICQ.

O principal chamariz da novidade é o fato de ela permitir que os usuários se comuniquem também via VoIP (voz sobre IP). Com essa tecnologia, os internautas podem fazer ligações via redes de dados --a mesma utilizada por e-mails, por exemplo--, reduzindo a conta de telefone.

A novidade deve aumentar o número de internautas que usam o Gmail --serviço gratuito de e-mail do Google--, porque os interessados no Google Talk devem ter e-mails com a extensão "gmail.com". Assim, o comunicador fica restrito àqueles que já receberam (ou receberem futuramente) o convite virtual para se cadastrar no Gmail.

Assim que o usuário baixa o comunicador instantâneo, os contatos do Gmail são transferidos para essa nova ferramenta. Só estarão disponíveis automaticamente no comunicador, no entanto, o nome daquelas pessoas com quem o internauta troca e-mails regularmente.

Os sistemas operacionais Windows 2000, Windows XP ou Windows Server 2003 são compatíveis com o novo programa.

Os usuários de outras plataformas, como Linux e Mac OS X, podem utilizar o Google Talk desde que tenham em suas máquinas comunicadores que suportem o protocolo XMPP/Jabber --Trillian, iChat e Adium são alguns dos exemplos. Nestes casos, no entanto, não é possível ter acesso ao serviço de VoIP.

Leia mais
  • Erramos: Google confirma previsões e lança comunicador instantâneo
  • Google atualiza ferramenta de busca em desktops
  • Yahoo! turbina buscas e diz estar na frente do Google
  • Google planeja novas contratações no Brasil

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Google
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página