Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/09/2005 - 20h10

Google exibe imagens de satélite da devastação do Katrina

Publicidade

da Folha Online

O Google Earth --aplicativo fornecido pelo buscador Google, que permite visualizar imagens de satélite em terceira dimensão-- já oferece em seu site imagens das cidades afetadas pelo furacão Katrina, que devastou o sul dos Estados Unidos ao atingir a região entre a sexta-feira (26) e o início desta semana.

As primeiras imagens dos locais por onde o Katrina passou entraram na base de dados do Google Earth nesta quarta-feira. Com os mapas --que chegam a ter definição e níveis de detalhe tão acurados que permitem ver ruas e casas-- usuários de internet poderão ver as áreas atingidas.

A ferramenta poderá auxiliar, também, na obtenção de informações sobre determinadas áreas, que estão isoladas devido a enchentes. No Estado do Mississippi, por exemplo, várias cidades ficaram sem sistema de telefonia, devido aos fortes ventos do Katrina, que afetaram várias partes da infra-estrutura de comunicações local.

Fazendo o "download" da versão gratuita do software, é possível ver fotos de satélite bastante detalhadas de Nova Orleans (Louisiana) e da costa do Mississippi, devastada por tempestades e por ondas que chegaram a ter nove metros de altura.

Segundo informações do Google Earth, para rodar o software, é preciso ter um computador com configuração mínima de 128 MB de memória RAM, 200 MB de espaço no disco rígido, uma placa de vídeo 3D, e conexão de internet com velocidade mínima de 128 kbps.

Quem quiser ver algumas imagens de satélite da região e não tem como utilizar o software do Google, pode também pode acessar --gratuitamente-- no site do Centro de Pesquisas Geológicas dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), imagens de satélite da região, por meio de um aplicativo java que roda dentro do site.

Leia mais
  • Saiba mais sobre os tipos de ventos e tempestades
  • Furacões podem causar destruição completa por onde passam

  • Leia cobertura completa sobre o furacão Katrina
    Especial
  • Envie mensagens a brasileiros que vivem nos EUA
  • Leia o que já foi publicado sobre o furacão Katrina
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página