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08/09/2005
-
13h40
da Folha Online
O lançamento do telefone Rokr, produto desenvolvido pela Apple e Motorola, dividiu a opinião de especialistas. Nesta quarta-feira, Steve Jobs, diretor-executivo da Apple, apresentou o aparelho também chamado de "iPhone" e o menor toca-MP3 de sua empresa, o iPod Nano.
Segundo uma reportagem da BBC, algumas pessoas do setor de tecnologia dizem que o novo telefone perdem para os toca-MP3 nos quesitos aparência e funções. Outras classificam o produto como um possível "vencedor" no mercado.
Uma desvantagem citada na reportagem é o fato de o celular armazenar apenas cem canções, um número considerado baixo para os usuários do iPod. Especula-se que essa capacidade restrita tenha como objetivo evitar um processo de "canibalização", prejudicando as vendas do iPod.
"Não tenho certeza se os consumidores estão dispostos a pagar US$ 250 por esse aparelho. Há produtos com funções parecidas, já disponíveis no mercado, que custam muito menos", disse Anthony Ball, diretor da empresa OneCompare.
Especialistas também criticam o design do telefone, que segue mais o estilo da Motorola do que o da Apple. Tanto a aparência do celular quanto seu nome têm pouca semelhança com os produtos desenvolvidos pela empresa de Jobs.
"A novidade não tem o mesmo apelo que o iPod ou o Razr [telefone da Motorola que chama atenção pelo design]. As pessoas não vão olhar para esse aparelho e achar que ele é descolado", afirma John Jackson, analista do Yankee Group.
Já aqueles que gostaram do telefone afirmam que ele é fácil de usar e devem "desaparecer" das prateleiras em pouco tempo. O principal atrativo é o fato de os usuários reduzirem o peso da bagagem --em um único equipamento, o consumidor terá as funções dos toca-MP3 compatíveis com o iTunes (loja virtual da Apple) e também as de um celular.
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Lançamento da Apple divide opinião de especialistas
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O lançamento do telefone Rokr, produto desenvolvido pela Apple e Motorola, dividiu a opinião de especialistas. Nesta quarta-feira, Steve Jobs, diretor-executivo da Apple, apresentou o aparelho também chamado de "iPhone" e o menor toca-MP3 de sua empresa, o iPod Nano.
Divulgação |
O Rokr deve custar US$ 250 |
Uma desvantagem citada na reportagem é o fato de o celular armazenar apenas cem canções, um número considerado baixo para os usuários do iPod. Especula-se que essa capacidade restrita tenha como objetivo evitar um processo de "canibalização", prejudicando as vendas do iPod.
"Não tenho certeza se os consumidores estão dispostos a pagar US$ 250 por esse aparelho. Há produtos com funções parecidas, já disponíveis no mercado, que custam muito menos", disse Anthony Ball, diretor da empresa OneCompare.
Divulgação |
O iPod Nano é o menor toca-MP3 produzido pela Apple |
"A novidade não tem o mesmo apelo que o iPod ou o Razr [telefone da Motorola que chama atenção pelo design]. As pessoas não vão olhar para esse aparelho e achar que ele é descolado", afirma John Jackson, analista do Yankee Group.
Já aqueles que gostaram do telefone afirmam que ele é fácil de usar e devem "desaparecer" das prateleiras em pouco tempo. O principal atrativo é o fato de os usuários reduzirem o peso da bagagem --em um único equipamento, o consumidor terá as funções dos toca-MP3 compatíveis com o iTunes (loja virtual da Apple) e também as de um celular.
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