Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/09/2005 - 11h59

Depois de mudança no Orkut, internautas devem redobrar cuidados

Publicidade

JULIANA CARPANEZ
da Folha Online

Os usuários do site de relacionamentos Orkut devem redobrar os cuidados nos próximos dias, alerta um especialista em segurança on-line. Isso porque piratas virtuais devem criar, nos próximos dias, golpes com base na mudança efetuada pelo Google nesta semana.

"Pessoas mal-intencionadas podem criar e-mails falsos, pedindo que os internautas façam a atualização do Orkut. Isto deve acontecer no próximo final de semana, já que os estelionatários virtuais preferem 'trabalhar' aos sábados e domingos", afirma Denny Roger, diretor da empresa de segurança Batori.

Uma das possibilidades é que, ao fazer a falsa atualização, as vítimas instalem involuntariamente em seus micros programas maliciosos. Com eles, os piratas podem roubar as informações e fazer, por exemplo, transferências financeiras sem autorização do titular da conta corrente.

Cadastro

Teoricamente, somente aqueles que têm uma conta do Google podem agora acessar o popular site de relacionamentos --alguns membros, no entanto, continuam entrando normalmente. A iniciativa tem como objetivo relacionar os serviços oferecidos pela empresa.

Esta conta não é a mesma do serviço de e-mail Gmail, ainda restrito a convidados. Ela pode ser aberta por qualquer internauta no site www.google.com/accounts/NewAccount. Para criá-la não é preciso ter um e-mail com a extensão ".gmail.com" --usuários do Hotmail e Yahoo!, entre outros, podem se cadastrar.

Aqueles que já usam o Gmail têm a vantagem de não precisarem fazer o cadastro, pois o serviço de e-mail é considerado uma conta do Google. A conta, agora (compulsoriamente) acessível a todos os membros do Orkut, permite que o internauta tenha acesso a conteúdos da empresa, como lista de compras do Froogle e buscas personalizadas.

Aviso

Nesta quarta-feira, o Orkut publicou uma breve explicação sobre a mudança em sua página inicial. Teoricamente (algo comum quando se trata do Orkut), o internauta poderá fazer o cadastro para a conta do Google depois que preencher seu nome de usuário e senha --como era feito antes da mudança.

Ao digitar os dados "será solicitado que você associe esta conta à conta do Google", diz a mensagem. No entanto, muitos usuários ainda não cadastrados se deparam com mensagens de erro e não conseguem realizar essa "associação de contas".

Uma dica que pode facilitar o acesso é optar pelo endereço www.google.com/accounts/NewAccount, e não pela página inicial do Orkut, na hora de fazer o cadastro. Aqueles que tiverem dúvidas podem consultar uma página de ajuda com perguntas e respostas (em inglês) sobre o assunto.

Leia mais
  • Orkut surpreende internautas e pede cadastro no Google
  • "Vírus do Orkut" rouba informações bancárias dos internautas
  • Orkut dá falsa impressão de impunidade, diz promotor de Justiça

    Especial
  • Enquete: O Google pode mudar as regras de acesso ao Orkut?
  • Leia o que já foi publicado sobre o Orkut
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página