Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/10/2005 - 12h33

Disney adota tecnologia para coibir pirataria pré-Oscar

Publicidade

da Folha Online

A Walt Disney será o primeiro grande estúdio a adotar uma tecnologia que dificulta a pirataria dos DVDs distribuídos antes do Oscar. Esta novidade será utilizada nas cópias enviadas pela indústria cinematográfica àqueles que votam para escolher os premiados --em 2006, a cerimônia será realizada no dia 5 de março.

Os DVDs, afirma a Disney, só rodarão em aparelhos feitos pela Cinea, da Dolby Laboratories, desenvolvidos especialmente para impedir a realização de cópias ilegais. A tecnologia de criptografia adotada pela empresa restringe a compatibilidade entre os players e os DVDs --desta forma, um disco só funciona quando colocado em um aparelho específico.

"Acreditamos que este é um passo muito importante para combater a pirataria", disse Dennis Rice, executivo da Disney responsável pela publicidade dos filmes que concorrem ao Oscar.

Para o Oscar do ano que vem, a Cinea deve distribuir 12 mil aparelhos entre os membros da Ampas (academia da ciência e arte do cinema, na sigla em inglês) e também de outros grupos relacionados ao cinema.

A iniciativa foi tomada porque, de acordo com a indústria cinematográfica, muitos daqueles que recebem os filmes para vê-los antes da premiação contribuem com a pirataria.

No final do ano passado, por exemplo, a Justiça dos EUA obrigou um ex-membro da Ampas a pagar US$ 300 mil por contribuir com a distribuição de filmes na internet. Ele repassou "O Último Samurai" e "Sobre Meninos e Lobos" para um amigo, que colocou os longas na internet.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Gigantes criam associação anti-pirataria
  • Estúdios e gravadoras dos EUA fiscalizarão pirataria na Internet2

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre pirataria
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página